Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará é o 1º clube da história do futebol cearense a chegar nas quartas de uma competição internacional

Foto: Divulgação / Ceará SC

O Vovô é o orgulho da região! Único clube do Nordeste disputando um torneio sul-americano, o Ceará é o primeiro time da história do futebol cearense e o segundo nordestino que chega às quartas de final de uma competição internacional. Em certames da América do Sul, nos moldes atuais, é o time da região a chegar mais longe.

LEIA MAIS:
Conheça a história de Pedro Lucas, pequeno torcedor do Ceará que teve vídeo repercutido nas redes sociais
São Paulo será o adversário do Vovô nas quartas da Sul-Americana; Confira datas dos confrontos

O Ceará não para de fazer história! Após vencer o The Strongest-BOL e conquistar uma classificação inéditas às quartas da Sul-Americana, o Vovô finca a bandeira alvinegra em mais uma situação. Com a eliminação do Fortaleza para o Estudiantes-ARG nas oitavas da Libertadores, na noite da última quarta (7), o Alvinegro de Porangabuçu se torna o primeiro e único time do futebol cearense a chegar na terceira fase de uma competição internacional.

Além disse, é apenas o segundo nordestino na história que chegou às quartas de um torneio da América do Sul. O primeiro foi o Bahia, quando disputou o formato antigo da Libertadores em 1988. A equipe de Salvador chegou até a terceira etapa do certame, mas acabou sendo eliminada pelo Internacional-RS depois ter perder o jogo de ida por 1 a 0 e empatar sem gols na volta. Nos formatos atuais das competições sul-americanas, no entanto, o Ceará foi o time que chegou mais longe.

Desde essa classificação do Bahia, há 34 anos atrás, nenhum outro clube do Nordeste havia chegado tão longe em qualquer competição internacional. O Vovô, no entanto, quebrou esse tabu da região. Sendo dono da melhor campanha da primeira fase na história da competição, o Alvinegro se mantém com 100% de aproveitamento e tem, até então, a maior sequência de vitórias em uma mesma edição da Sul-Americana, além de também ter o melhor ataque com 22 gols marcados.

O desafio da equipe, porém, não será nada fácil. Para chegar às semifinais do torneio continental, vai ter que passar pelo São Paulo, que goleou a Universidad Católica-CHI na última quinta (7). Como teve a melhor retrospecto, o Vozão vai decidir em casa.

FUTEBOL NORDESTINO

Tratando-se de futebol da região, o Ceará é quem vive o melhor momento atualmente. Único do Nordeste disputando uma competição internacional, o Vovô tem o melhor posicionamento dentre as tabelas dos campeonatos brasileiros. Na Série A, ele é o 15º colocado com 18 pontos. Outro nordestino e também cearense na elite nacional, Fortaleza é o lanterna da competição apenas 10 pontos marcados.

As outras equipes do Nordestão estão nas divisões inferiores. Bahia, CRB-AL, Sport-PE, Sampaio Corrêa-MA, Náutico e CSA-AL estão na Série B. Uma série mais abaixo, na Terceirona, estão ABC-RN, Vitória-BA, Altos-PI, Confiança-SE e Campinense-PB, além dos cearenses Atlético Cearense, Floresta e Ferroviário. Na Série D, última divisão nacional, é o local onde há mais equipes nordestinas disputando. São elas: Moto Club-MA, Fluminense-PI, 4 de Julho-PI, Retrô-PE, Sousa-PB, América-RN, Afogados-PE, Globo-RN, Asa-AL, Atlético de Alagoinhas-BA, Santa Cruz-PE, Lagarto-SE, Jacuipense-BA, Sergipe, Juazeirense-BA, CSE-AL e Bahia de Feira-BA, além dos cearenses Pacajus, Crato e Icasa.