Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará é penalizado pelo STJD por violência ocorrida na Arena Castelão; Confira decisão

Torcida do Ceará
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Ceará foi julgado pelo Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), na manhã desta sexta-feira (28), referente aos atos violentos ocorridos na Arena Castelão no último dia 16, em duelo contra o Cuiabá, pela Série A do Brasileirão. O Vovô foi punido com perda de seis mandos de campo como mandante e multa de R$100 mil. O Alvinegro foi absolvido da perda de pontos na competição.

LEIA MAIS:
Após mais uma rodada de incompetência, Ceará não com sorte e entra no Z-4 do Brasileirão; Veja tabela
Veja números do Ceará no Brasileirão desde a chegada de Lucho González

A audiência começou com o relator Dr. Vanderson Maçullo relatando o ocorrido e, em seguida, as imagens do acontecimento foram mostradas. Além dos torcedores que entraram no gramado para evitar que fossem acertados com cadeiras que foram arremessadas, também foram vistos os vídeos de confronto entre torcedores e a Polícia Militar no setor superior Norte da Arena Castelão.

Logo após a demonstração das imagens, a acusação falou e, depois disso, a defesa do Ceará também se posicionou. Advogado alvinegro, Anacleto Figueiredo explicou que o jogo não foi suspenso, mas sim encerrado e, como consta na súmula do jogo, a entrada dos torcedores no campo aconteceu por liberação da PM para evacuação e não houve uma invasão deliberada, como disse a acusação.

O Ceará foi absolvido no artigo 211 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva (CBJD), que relata sobre segurança do estádio, mas foi punido no artigo 213, com perda de mando de campo de seis partidas como mandante, que deverão ser cumpridas em competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, além de multa de R$100 mil. No artigo 205, o Ceará “venceu” por 3 votos a 2. Sendo assim, o clube é absolvido e não vai perder pontos.

Com o resultado, o Vovô vai poder jogar na Arena Castelão, na próxima segunda (31), mas o jogo contra o Juventude-RS, pela última rodada do Brasileirão, terá de ser a 100km da capital cearense. O mesmo vale para os quatro jogos restantes da penalização, que serão cumpridos em 2023.

A procuradoria do STJD vai recorrer da decisão do pleno.