Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará está entre os clubes da Série A com melhor aproveitamento na temporada

Foto: Divulgação / Ceará SC

Dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará está entre os que têm o melhor aproveitamento na atual temporada. Nesse quesito, o Vovô é o quinto com 64,2%.

LEIA MAIS:
Ceará tem importante sequência de invencibilidade como mandante na temporada
NÃO É SÓ FUTEBOL! Imagem de torcedora do Ceará com deficiência causa comoção em duelo com o Corinthians; Confira vídeo

Segundo divulgado pelo Goal Brasil, perfil de dados envolvendo o futebol, e confirmado pelo portal “Meu Vozão”, o Alvinegro de Porangabuçu é uma das principais equipes na Série A do Brasileirão em aproveitamento em 2022. Tendo disputado cinco competições no ano, seguindo vivo em duas delas, o Vovô perdeu apenas seis vezes até aqui. Em 42 partidas, são 13 empates, 23 vitórias e somente seis derrotas.

Esses números colocam a campanha do Ceará na temporada atrás apenas de quatro equipes da principal divisão nacional: Palmeiras (75,7%), Atlético-MG (69,7%), Fluminense (69,2%) e Flamengo (65,1%). O detalhe é que o Vovô já enfrentou todas essas equipes no Brasileirão. Venceu o Verdão, na Allianz Arena, empatou com o Galo e com o rubro-negro carioca, na Arena Castelão, e foi derrotado apenas pelo Tricolor das Laranjeiras, no Maracanã, por 2 a 1, em jogo que marcou a despedida do atacante Fred dos gramados.

Ceará tem o quarto melhor aproveitamento da temporada entre os clubes da Série A. Foto: Goal Brasil

Das cinco competições disputadas, o melhor retrospecto do time cearense até então é na Sul-Americana. Dono da melhor campanha da primeira fase da história do certame e também da maior sequência de vitórias numa mesma edição, o Ceará ganhou todos os oito jogos realizados e tem um saldo de 20 gols, já que marcou 20 vezes e teve sua defesa vazada no torneio apenas em dois momentos. Um na estreia, contra o Independiente, e outro no duelo de ida das oitavas, contra o The Strongest. Em ambos os jogos, o Vovô ganhou por 2 a 1 de virada.

No Brasileirão, a equipe alvinegra faz uma campanha um tanto irregular. Em 17 rodadas, foram quatro vitórias, quatro derrotas e nove empates. Até o último sábado (16), o Vovô já havia realizado sete partidas dentro de casa e, somente diante do Corinthians, conseguiu vencer a primeira como mandante na elite nacional desta edição. Vitória essa que fez o time saltar da zona de rebaixamento para a 14ª colocação, agora com 21 pontos. Apesar disso, em seus domínios, o Alvinegro não perde desde o fim de abril.

Nas outras três disputas o time já foi desclassificado. No Cearense, o Vovô sequer conseguiu passar de fase. Como entra na disputa apenas nas oitavas, assim como o Fortaleza, o Alvinegro se despediu do “manjadinho” ainda nas quartas de final. Após ter vencido o Iguatu por 2 a 1, no confronto de ida, a derrota por 1 a 0 para o Azulão, na volta, fez com que o time sequer pudesse almejar o título. Na Copa do Nordeste, o Vovô chegou até as quartas com três empates e cinco vitórias. Porém, após 0 a 0 com o CRB-AL no tempo normal, acabou sendo derrotado por 4 a 3 nos pênaltis e dando adeus ao sonho do tricampeonato. Assim como no Estadual, o técnico que estava à frente do grupo na desclassifacação no regional era Tiago Nunes.

Já na Copa do Brasil, a equipe venceu todos os primeiros quatro jogos até chegar às oitavas. Porém, na ida, teve uma atuação muito abaixo do esperado e sofreu revés de 2 a 0 para o Fortaleza. Nesta partida, o rival era o mandante. No Clássico-Rei de volta, o Vovô venceu com gol de Vina por 1 a 0, mas não fez o resultado necessário e acabou sendo eliminado pela terceira vez na temporada.

Na temporada atual, o Ceará perdeu apenas para seis times: Botafogo, Bragantino, Athletico-PR e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, Iguatu, no Cearense, e Fortaleza, na Copa do Brasil. Ao todo, o Vovô marcou 65 gols e sofreu 26.