Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará recebe o Coritiba para manter tabu que já dura quase 3 décadas

Foto: Divulgação / Ceará SC

Quando entrar em campo, na noite deste sábado (4), para enfrentar o Coritiba pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará vai buscar manter um tabu que já dura quase três décadas. Dentro de casa, o Alvinegro não perde para a equipe de Curitiba-PR desde 1995. A bolar vai rolar às 19h, na Arena Castelão.

LEIA MAIS:
Iury Castilho fala sobre momento no Vovô e diz ainda ter “muito a melhorar”
Torcedores idosos do Ceará terão entrada liberada em jogo contra Coritiba; Saiba como garantir seu ingresso
Ceará não vai contar com peças importantes contra o Coritiba; DM tem atletas “de molho”

Vindo de uma vitória importante sobre o Fortaleza, o Ceará encara o Coritiba neste fim de semana em busca do segundo triunfo seguido no certame nacional. Com um tabu seu favor que já dura 27 anos, já que não perde para os alviverdes dentro de seus domínios desde 1995, a equipe cearense terá o apoio de sua torcida no Castelão para sair do estádio, pela segunda vez nesta semana, com três pontos somados.

A última vez que a equipe paranaense saiu vencedora em solar alencarino foi no dia 19 de novembro de 1995, quando venceu o Vovô por 2 a 0 pela Série B do Brasileiro daquele ano, no estádio Presidente Vargas. Na época, o campeonato era disputado em moldes antigos e os clubes estavam fase semifinal. Zambiasi e Marquinhos Ferreira marcaram os gols do triunfo curitibano no segundo tempo. Desde então, o Ceará nunca mais perdeu para o time do Sul do Brasil dentro de casa.

Os times já se enfrentaram cinco vezes na capital cearense, tanto pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro como também pela Copa do Brasil. Nesses confrontos, foram três vitórias para os alvinegros e dois empates.

Contabilizando o total de duelos entre as equipes, são 17 desde 1971 e o Coxa tem uma leve vantagem. São cinco êxitos para o Vovô, sete para o Verdão e cinco empates. Pela Série A dos pontos corridos, foram quatro confrontos e com superioridade alvinegra no número de vitórias com três para o Ceará e apenas uma para o Coritiba.

Para o duelo deste sábado (4), ambas as equipes vão entrar em campo com baixas. Do lado dos donos da casa, o técnico Dorival Júnior volta de suspensão e terá os retornos de Bruno Pacheco, Geovane e de seu artilheiro Mendoza, que também estavam cumprindo suspensão automática, além de Rodrigo Lindoso, que se recuperou de um edema na coxa esquerda. No entanto, não poderá contar com sete peças de seu elenco. Richardson, que está fora por ter sofrido o terceiro cartão amarelo no Clássico-Rei, além de Lima e Luiz Otávio, ambos com lesão muscular. Dentinho, Léo Rafael e Jael estão em fase de transição e seguem de fora, assim como o goleiro Richard com um estiramento no tendão do joelho direito.

Assim, o treinador alvinegro deve iniciar a partida com João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Fernando Sobral ou Rodrigo Lindoso, Richard Coelho e Vina; Iury Castilho, Mendoza e Cléber.

Os visitantes também vão ter ausências e retornos. O comandante Gustavo Morínigo, os zagueiros Luciano Castan e Henrique e o atacante Alef Manga, voltam após terem cumprido suspensão na última rodada diante do Botafogo. O time paranaense, no entanto, não vai poder contar com o lateral-direito Matheus Alexandre, com desconforto na parte posterior da coxa, Andrey, com lesão nos ligamentos do joelho, e Egídio, com lesão na panturrilha. Assim como também não terá Léo Gamalho, ex-jogador do Ceará, à disposição. O artilheiro da equipe está com desconforto na panturrilha.

A equipe alviverde deve entrar em campo com Alex Muralha, Natanael, Guilherme de los Santos, Márcio Silva e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Thonny Anderson; Fabrício, Igor Paixão e Clayton.

Na tabela, o que separa as equipes são apenas quatro pontos de distância. Atualmente, o Vovô está na 15ª colocação com nove pontos contra 13 pontos do Coxa, quarto colocado. Uma vitória pode levar o Alvinegro para a nona posição.

Veja abaixo todos os confrontos entre Ceará e Coritiba.

05/09/1971, Série A – Coritiba 2 x 1 Ceará
Gols: Leocádio (2), para o Coritiba, e Magela, para o Ceará.

11/10/1972, Série A – Ceará 0 x 0 Coritiba

23/01/1974, Série A – Coritiba 4 x 2 Ceará
Gols: Tião Abatiá, Bráulio (2) e Hidalgo, para o Coritiba, e Edmar e Eduardo, para o Ceará.

31/08/1975, Série A – Coritiba 4 x 0 Ceará
Gols: Plein (2), Eli e Luisinho

10/09/1986, Série A – Ceará 1 x 0 Coritiba
Gol: Rubens Feijão

29/10/1995, Série B – Coritiba 1 x 1 Ceará
Gols: Zambiasi, para o Coritiba, e Sérgio Alves, para o Ceará

19.11.1995, Série B – Ceará 0 x 2 Coritiba
Gols: Zambiasi e Marquinhos Ferreira

30.05.2006, Série B – Coritiba 1 x 1 Ceará
Gols: Alberto, para o Coritiba, e Reinaldo Aleluia, para o Ceará.

03.10.2006, Série B – Ceará 2 x 0 Coritiba
Gols: Vinícius e Vavá

23.06.2007, Série B – Ceará 2 x 2 Coritiba
Gols: Zé Augusto e Ciel, para o Ceará, Gustavo e Chumbinho, para o Coritiba

22.09.2007, Série B – Coritiba 2 x 0 Ceará
Gols: Keirrison e Pedro Ken

18/05/2011, Copa do Brasil – Ceará 0 x 0 Coritiba

25/05/2011, Copa do Brasil – Coritiba 1 x 0 Ceará
Gol: Anderson Aquino

30/06/2011, Série A – Coritiba 3 x 1 Ceará
Gols: Everton Costa, Leonardo e Léo Gago, para o Coritiba, e Washington, para o Ceará

25/09/2011 – Ceará 3 x 2 Coritiba
Gols: Edmilson e Roger (2), para o Ceará, e Bill (2), para o Coritiba

24/10/2020 – Ceará 2 x 1 Coritiba
Gols: Vina e Eduardo, para o Ceará, e Rodrigo Muniz, para o Coritiba

23/02/2021 – Coritiba 0 x 2 Ceará
Gols: Felipe Vizeu e Saulo Mineiro, para o Ceará, e Nathan Silva, para o Coritiba