As divisões de receitas entre os principais clubes do futebol brasileiro ainda seguem sendo motivo de divergência entre os clubes que estão no grupo da Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) e Liga Brasileira de Clubes (Libra). Nesta quinta-feira (22), o Vovô utilizou a diferença distribuição de verbas entre os times da primeira divisão da Premier League como exemplo para mostrar que uma divisão mais igualitária gera uma competição mais equilibrada.
LEIA MAIS:
CBF divulga calendário das competições de 2023; Confira datas e mudanças
“Prometeram o Fernando Sobral”, revela ex-técnico de gigante brasileiro; Veja entrevista
Parte do Liga Forte Futebol (LFF), o Vovô é do grupo que não abre mão de lutar para que as receitas sejam mais igualitárias para os 40 clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro. A luta dessas instituições é que as verbas sejam divididas em 45% de forma igual, 25% por desempenho desportivo e outros 30% por audiência. Este é formado por Ceará, Fortaleza, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí-SC, Brusque-SC, Chapecoense-SC, Coritiba-PR, Criciúma-SC, CRB-AL, CSA-AL, Cuiabá-MT, Fluminense, Goiás, Internacional-RS, Juventude-RS, Londrina-PR, Náutico=PE, Operário-PR, Sampaio Corrêa-MA, Sport-PE, Vila Nova-GO e Tombense-MG.
No entanto, este formato não é de acordo com o que pensam os integrantes da Libra, que é formada por Flamengo, Palmeiras, Vasco, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio-RS, Cruzeiro, Botafogo, Guarani-SP, Ponte Preta-SP, Bragantino-Sp, Ituano-SP e Novorizontino-SP. Esses 15 clubes, em que a maioria já tem uma grande receita, propõe que a divisão seja em 40% igualitária, 30% por desempenho e 30% por engajamento.
Mostrando que o futebol brasileiro pode ser feito de uma maneira menos desigual financeiramente, o Ceará utilizou a distribuição de cotas da televisão entre os 20 clubes da Premier League da temporada 2021/2022. O campeonato inglês é considerado o mais forte e mais competitivo do mundo e, ainda assim, tem uma pequena diferença de receitas entre o Manchester City, que foi o que teve o maior ganho da temporada (153 milhões de libras), e o Nowrich City, equipe que teve a menor receita (101 milhões de libras).
“Na Premier League o clube de maior receita recebeu 153M e o de menor 101M. Diferença de 1,5x. Os fatos mostram que uma divisão mais equilibrada gera mais competitividade e mais receitas. Esse é o conceito em que acreditamos e o motivo pelo qual fazemos parte da Liga Forte Futebol”, escreveu o clube nas redes sociais.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.