O Ceará é o clube do Brasil que mais realizou trocas de treinadores de 2003 até aqui. Ao todo, foram 59 mudanças com 44 profissionais diferentes ficando à frente do comando da equipe. Os dados são de um levantamento divulgado pelo Globo Esporte CE e confirmados pelo Meu Vozão.
Na última segunda (24), o Vovô anunciou a saída de Gustavo Morínigo e horas depois oficializou Eduardo Barroca como novo treinador. Com isso, o Ceará atingiu um número de chamar atenção ao que se trata de mudança de comando. Nos últimos 20 anos, o Vozão foi a equipe brasileira que mais trocou de treinadores.
De acordo com pesquisa feita pelo site Globo Esporte CE, foram nada menos de 58 alterações de treinadores. Nessas trocas, 44 profissionais foram contratados para assumir o cargo. Isso porque alguns tiveram mais de uma passagem, como Dimas Filgueiras, Lisca, Sérgio Soares, Vagner Mancini e outros. Assim, o Ceará tem uma média de três técnicos por ano de 2003 até aqui.
Neste século, Guto Ferreira é o treinador que mais passou tempo à frente do Ceará. Ele foi treinador da equipe entre maio de 2020 e agosto de 2021, o total de um ano e cinco meses. Realizou 94 jogos com 41 vitórias, 40 empates e 23 derrotas, além de título invicto da Copa do Nordeste e classificação para a Sul-Americana.
Desde sua saída, o Vozão já está indo para o sétimo técnico diferente (Tiago Nunes, Dorival Júnior, Marquinhos Santos, Juca Antonello, Lucho González, Gustavo Morínigo e Eduardo Barroca). Além disso, também não conquistou mais nenhum título.
Atrás do Ceará estão Paraná-PR com 58 trocas, Fortaleza com 57, Vitória-BA com 56, Náutico-PE, Bahia e Atlético-GO, todos com 54 mudanças de treinadores realizadas nos últimos 20 anos no futebol brasileiro. Desses, apenas o Fortaleza disputa a Série A do Brasileiro.
O time do Brasil que menos trocou e se destaca de maneira positiva é o Palmeiras. Desde 2003, os paulistas tiveram apenas 25 alterações em seu comando técnico. Seu atual treinador, o português Abel Ferreira, está no clube desde outubro de 2020.
BARROCA CHEGA AO CEARÁ
Eduardo Barroca já chega ao Vovô já sob muita pressão. Com duas derrotas em dois jogos disputados pela Série B do Campeonato Brasileiro e prestes a disputar a final da Copa do Nordeste diante do Sport-PE, na Ilha do Retiro, e com vantagem do empate para ser campeão, já que venceu na ida por 2 a 1, o técnico inicia sua trajetória no clube nesta terça (25).
No período da tarde, ele e sua comissão técnica – os auxiliares Felipe Lucena e Bruno Lazaroni – se apresentam ao elenco e, após o primeiro treino, que está marcado para iniciar às 16h, em Porangabuçu, o carioca de 41 anos está selecionado para conceder sua primeira entrevista como treinador do Ceará.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.