Meu Vozão Ceará Sporting Club

Clubes nordestinos conquistam feitos nas séries C e D com elencos ‘recheados’ de ex-Ceará; Veja nomes

Foto: Divulgação / EC Vitória

No último fim de semana, três clubes nordestinos conquistaram feitos imensos para a região. Campeão da Série D, o América-RN vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro em 2023. O Vitória-BA retornou à Série B e terá o ABC-RN como “companheiro” na disputa da próxima temporada. O detalhe é que esses três times têm atletas ex-Ceará em seus elencos. Ao todo, 12 jogadores que já passaram por Porangabuçu marcaram história ajudando nos acessos dessas equipes.

LEIA MAIS:
Árbitro que polemizou em partida do Vovô nesta temporada vai apitar Ceará x Coritiba, pelo Brasileirão
Por dívidas de aluguéis e infrações, atacante do Ceará pode sofrer despejo; Entenda o caso

Após ter conquistado o acesso à Série C do Brasileiro 2023, o Mecão não parou por aí. No último domingo (25), O Dragão se despediu da última divisão nacional sendo coroado com o título da Série D. Em seu elenco, há três jogadores que já defenderam o Vovô no passado. O zagueiro Rômulo Costa, cria da Cidade Vozão, o lateral Rafael Carioca, atuou na equipe cearense entre 2017 e 2018, e o atacante Wallace Pernambucano, que vestiu a camisa alvinegra em 2017.

Maior rival do América-RN, o ABC-RN também já está garantido na Série B. Agora, o alvinegro potiguar vai encarar o Mirassol-SP nas finais da Série C. No acesso de retorno à Série B, o time de Rio Grande do Norte contou com dois nomes que já aturam no Ceará: o lateral Alyson e o zagueiro Eduardo, que teve passagem pelas categorias do Vovô entre 2009 e 2010, mas não chegou a jogar profissionalmente no Vovô.

Também já garantido na Segundona do Campeonato Brasileiro 2023, o Vitória-BA é o time que mais tem jogadores com passagens pelo Alvinegro de Porangabuçu em seu elenco. Ao todo, são sete e dois deles já foram das categorias de base do time cearense.

Zagueiro Ewerton Páscoa, lateral-esquerdo Sanchez, criado e revelado pelo Alvinegro, o meia Eduardo, que teve passagem pelas categorias de base do Vovô e o clube ainda tem um percentual sobre ele, e os atacantes Rodrigão, Rafinha, Luidy e Roberto.

Veja abaixo fotos de quando alguns desses atletas atuavam pelo Ceará.

Sanchez

O lateral-esquerdo chegou à base alvinegra no fim de 2009 e foi revelado pelo Vovô em 2015. Na época, ele tinha apenas 19 anos e fazia faculdade de Engenharia Civil. Natural de Cascavel-CE, ele pegava cinco ônibus por dia para locomoção de ida e vinda de casa aos treinos, em Porangabuçu. Seu salário era de R$1.200,00 mensais. A primeira vez que o cearense, agora jogador do Vitória-BA, foi titular pelo Ceará foi durante a Copa do Brasil de 2015, no 2 a 1 sobre o São Paulo, em jogo válido pela ida.

Sem espaço no time principal, o atleta foi emprestado para equipes como o antigo Uniclinic, agora Atlético Cearense, e Cabofriense-RJ. Ao término do contrato, ele não teve vínculo renovado.

Foto: Divulgação / Ceará SC

Rômulo Costa

Campeão da Série D pelo América-RN, o zagueiro é cria da Cidade Vozão, assim como Sanchez, e chegou a jogar junto do lateral-esquerdo nas categorias de base do Vovô. No elenco principal, o defensor foi revelado em 2017 e fez parte do elenco que conquistou o título do Campeonato Cearense daquele ano. Mas, sem uma sequência de jogos no Vovô, ele seguiu sua carreira em outros times até chegar no Dragão potiguar, equipe que defende na atualidade.

Foto: Divulgação / Ceará SC

Alyson

Importante no acesso do ABC-RN à Série B do Brasileiro 2023, o lateral chegou ao Vovô em 2020. Na época, ele defendia o Oeste-SP e encarou o Alvinegro em um jogo pela Copa do Brasil daquele ano. Apesar de ter perdido um pênalti, que acabou eliminado sua equipe, a boa partida do jogador chamou atenção da diretoria alvinegra, que logo tratou de contratá-lo. Pelo Vovô, ele ajudou na conquistado invicta da Copa do Nordeste daquele, quando o time tinha Guto Ferreira como técnico.

Mas, com o manto preto e branco, Alyson não teve um bom desempenho e, no ano passado, acabou sendo emprestado para Juventude-RS e Sampaio Corrêa-MA, onde havia sido campeão do Nordestão em 2018.

Não há mais vínculo entre Ceará e o lateral.

Foto: Divulgação / Ceará SC