Em sorteio realizado pela Conmebol, no início dessa sexta-feira (27), o Ceará conheceu seu adversário nas oitavas da Sul-Americana. Time que teve a melhor campanha da história da primeira fase do torneio, o Vovô vai enfrentar o The Strongest, da Bolívia, que terminou na terceira posição do grupo B na Copa Libertadores. As duas equipes vão se enfrentar em jogos de ida e volta e o Vovô, por ter tido melhor desempenho, terá a vantagem de decidir em casa.
LEIA MAIS:
Mendoza marcou mais de 20% dos gols do Ceará na temporada; Confira os números
HISTÓRICO! Ceará conquista feito inédito na Sul-Americana; Entenda
Conheça cada um dos possíveis adversários do Ceará nas oitavas da Sul-Americana
Após ter tido uma performance espetacular na fase de grupos, fazendo história com a classificação inédita, o Ceará agora pensa mais além na competição continental. Tendo os Tigres como seu próximo rival nas oitavas, o Vovô enfrentará uma equipe que terminou na terceira posição da Copa Libertadores e, por isso, conseguiu uma vaga para esta etapa da Sul-Americana. O Alvinegro, que normalmente utiliza o esquema 4-3-3, às vezes com três volante, às vezes com dois volantes e um meia de armação, vai encarar uma equipe que também joga no 4-3-3.
O time de verde e preto teve uma campanha irregular na Libertadores, dado adeus à principal competição da América do Sul com 33% de aproveitamento em seis jogos da primeira fase. Eles venceram apenas uma partida, empataram três e sofreram duas derrotas, levando sete gols e com oito marcados, tendo somente um de saldo.
Parte do grupo B da Libertadores, que definido apenas na última rodada, os bolivianos chegaram perto de passar de fase. Porém, como o Athletico-PR, segundo colocado, “atropelou” 5 a 1 no lanterna Caracas/VEN, eles precisavam vencer o Libertad/PAR para se classificar para as oitavas do torneio que estavam disputando. Mas, o que aconteceu foi que os Tigres acabaram lamentando uma derrota de 4 a 1 e deram adeus à essa chance.
Os principais nomes da equipe no torneio continental foram os atacantes Prost e Triverio, que marcaram todos os oito gols do time na competição, com quatro cada um. O goleiro Vizcarra também se destacou com grandes performances e, apesar de não ter conseguido evitar dois revés, evitou que fosse por placares maiores.
Além do forte ataque, o Alvinegro também terá a altitude boliviana como adversária no confronto de ida. Quem vencer, enfrenta o vencedor de São Paulo x Universidad Católica/CHI, pelas quartas.
As oitavas serão disputadas entre as datas 28 e 30 de junho, nos confrontos de ida, e 5 e 7 de julho, nos duelos de volta. A Conmebol ainda vai divulgar datas e horários dos embates entre Ceará e The Strongest/BOL, pela segunda fase da Sul-Americana. Por ter finalizado a primeira fase com a melhor campanha, o Vovô decidirá em casa nas oitavas. O mesmo acontecerá caso chegue até às semifinais. A final será em campo neutro, na cidade de Brasília-DF.
Veja abaixo os chaveamentos das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Chave 1 – Deportiva Táchica/VEN x Santos
Chave 2 – Nacional/URU x Unión Santa Fé/ARG
Chave 3 – Universidad Católica/CHI x São Paulo
Chave 4 – Colo-Colo/CHI x Internacional
Chave 5 – Deportivo Cali/COL x Melgar/PER
Chave 6 – The Strongest/BOL x Ceará
Chave 7 – Olimpia/PAR x Atlético/GO
Chave 8 – Independiente/EQU Del Valle x Lanús/ARG
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.