Em dezembro do ano passado, o Ceará divulgou que o atacante Cléber havia testado positivo em exame de antidoping para substância proibida. Por causa disto, o atleta foi suspenso preventivamente e ficou proibido até mesmo de entrar nas dependências do clube. Em conversa exclusiva com o Meu Vozão, João Paulo Silva, presidente do Ceará, revelou que o julgamento de Cléber ainda não ocorreu e que até o dia 20 de abril uma data deve ser marcada para que o atleta seja julgado.
No dia 26 de dezembro de 2022, quando o Vovô estava na pré-temporada 2023, o camisa 89 publicou um texto em suas redes sociais afirmando que havia sido comunicado de ter testado positivo no exame de antidoping da CBF por uso de uma substância proibida, identificada como um metabólico do Tamoxifeno, remédio utilizado por atletas para suplementação hormonal que ajuda no desenvolvimento da musculatura.
Desde então, o jogador está totalmente afastado das atividades envolvendo futebol e, além de afastado preventivamente e sem poder disputar jogos, ele também não pode entrar nas dependências do clube.
Como ele não atua desde novembro do ano passado, quando encerrou a temporada do Vovô, que se despediu de 2022 com o rebaixamento no Brasileirão, o Meu Vozão procurou João Paulo Silva, novo presidente do Ceará, para buscar novas informações a respeito da situação do jogador. O mandatário revelou que ainda não é uma incógnita quando Cléber será julgado, mas que até o próximo dia 20 de abril seria marcada a data que o julgamento acontecer.
“Conversei com ele essa semana e ele me disse que o advogado que ele contratou disse que, na próxima semana, iriam marcar o julgamento. Até o dia 20 iriam marcar a data do julgamento”, contou João Paulo Silva ao Meu Vozão.
Mas, mesmo que ainda sequer exista uma data para que Cléber seja julgado, todos esses meses que ele está de fora irão contar no momento em que o tempo de punição do atleta for definido. Ou seja. Como ele está há quase cinco meses afastado, se o tribunal lhe der uma punição de seis meses, ele cumprirá apenas o mês restante que falta para pagar o total da sanção.
“(O tempo de punição) conta a partir do dia que ele recebeu a notificação. Foi a data que ele teve que se afastar, porque não pode nem entrar nas dependências do clube. Estamos com a expectativa que ele pegue seis meses de punição. Se ele pegar seis meses, agora em maio ele já pode voltar a treinar no clube. Com cinco meses pode voltar para se apresentar para treinos. Então, se ele pegar seis meses, a partir dos seis meses ele pode voltar a jogar. Estamos aguardando”, finalizou.
CEARÁ NA SÉRIE B
O Alvinegro de Porangabuçu vai dar o primeiro passo em busca de seu grande objetivo, na noite desta sexta (14). Às 21h30, o Ceará encara o Ituano-SP pela estreia da Série B do Brasileiro. Partida será no estádio Novelli Júnior e será transmitido pelo port e Premiere.
Até aqui, três nomes já foram oficializados pelo clube como reforço: zagueiro Léo Santos e atacantes Pedrinho e Erick Pulga. Mais três contratações devem ser anunciadas até o próximo dia 20 de abril, data de encerramento de inscrições para atletas nesta primeira janela de transferências do futebol brasileiro.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.