Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ferroviário conquista acesso em noite heroica de dois ex-Ceará

Ciel, ex-Ceará e agora no Ferroviário
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC

O Ferroviário está classificado para a Série C do Campeonato Brasileiro 2024. Em noite heroica de dois atletas que já jogaram no Ceará, o Tubarão da Barra empatou por 1 a 1 com o Maranhão-MA no tempo normal e venceu nos pênaltis por 3 a 0. Jogo aconteceu neste domingo (3), no estádio Presidente Vargas.

Campeão da Série D de 2018 e rebaixado no ano passado, o Peixe fez uma campanha brilhante para o acesso. Mas, não sem contar com duas peças primordiais em seu elenco que no passado vestiram preto e branco: goleiro Douglas Dias e o atacante Ciel.

Defendendo o time coral desde o início da temporada, o arqueiro, que agora tem 35 anos, teve uma curta passagem por Porangabuçu em 2016. Na época, ele só foi utilizado duas únicas vezes, um na Copa do Brasil e outro no Campeonato Cearense. Foram três gols sofridos.

Douglas Dias, ex-Ceará e agora no Ferroviário
Agora no Ferroviário, Douglas Dias passou pelo Vozão em 2016. Foto: Reprodução

Sem espaço ele se despediu do Vozão e seguiu seu caminho, ainda passando por Mirassol-SP, Cuiabá-MT, Remo-PA e os cearenses Guarany de Sobral, Floresta e Maracanã, até que chegou no Tubarão neste ano. O goleiro é um dos principais nomes da equipe e defendeu dois importantes pênaltis contra os maranhenses.

Outra peça que foi destaque na temporada do Ferroviário e principalmente no acesso do time, fazendo o gol de empate e que levou a partida aos pênaltis, Ciel também já passou pelo Ceará. Ele atuou pela equipe alvinegra em 2007, 2008 e 2009 e depois retornou em 2016. Mas, só chegou a fazer cinco jogos pela Série B daquele ano e saiu após uma lesão muscular.

Na temporada atual, o experiente atacante de 41 anos marcou 21 gols e ainda contou com duas assistências em 35 partidas pelo Tubarão da Barra. Números que, de acordo com o próprio jogador, chamaram atenção do Vovô e quase foi fechado o acordo para que ele voltasse a Porangabuçu mais uma vez. Porém, ainda segundo o atleta, a diretoria alvinegra optou por Nicolas.

Na Série D, Ciel fez nove jogos e marcou 10 gols. Ainda vale ressaltar que o camisa 99 do Peixe passou mais de um mês afastado dos gramados por lesão muscular e, ao retornar, ajudou na campanha invicta de acesso do clube à Série C de 2024.

Ciel, ex-Ceará e agora no Ferroviário
Artilheiro do Ferroviário, Ciel teve sua última passagem no Vozão em 2016. Foto: Christian Alekson / Ceará SC

FERROVIÁRIO CONHECE ADVERSÁRIO

Após acesso conquistado, o Tubarão agora vai em busca do bicampeonato da Série D. Além dele, subiram também Caxias-RS, Ferroviária-SP e Athletic Club-MG. O Peixe vai encarar o time gaúcho e os jogos das semifinais serão de ida e volta. O time cearense fará a primeira partida em casa e o segundo fora.

As datas estão previstas acontecerem entre os dias 6 a 10 de setembro e ainda serão confirmadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), assim como também horários e locais.

Douglas Dias, ex-Ceará e agora no Ferroviário
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC