Meu Vozão Ceará Sporting Club

Filho de Mota se destaca nas categorias de base do Ceará; Conheça

Filho de Mota, ídolo do Ceará.
Foto: Copa Seromo / @copaseromo

Se existe uma família que tem o “DNA alvinegro” correndo nas veias, com certeza é de João Soares da Mota Neto, o Mota. Um dos maiores ídolos da história do Ceará e autor de quase 90 gols com a camisa do Vozão, o ex-jogador vê seu herdeiro seguindo seus passos. Mota ou Motinha, como é apelidado, vem ganhando destaque nas categorias de base do Vovô pelo seu “faro de gol”.

Atacante de 15 anos, Juan Davi Dias Mota, que leva o mesmo apelido do pai, Mota, e também é chamado de Motinha, está mostrando que não é apenas a aparência que tem como semelhança com seu pai. Parte do elenco Sub-15 do Ceará, o atacante foi o principal nome na vitória por 7 a 0 sobre o Nordestino Croata, pela 3ª rodada da Copa Seromo da categoria.

Motinha, filho de Mota, ídolo do Ceará.
Motinha, filho do ídolo Mota, joga nas categorias de base do Ceará.

Na última sexta (21), ele marcou duas vezes na goleada e foi eleito o craque do jogo. Na competição, ele tem três gols em três partidas e é o vice-artilheiro. Ele está atrás apenas de Marcos, dos Anjos do Céu, com seis gols e tem os mesmos três de Kairon, dos Anjos do Céu. Na temporada, são mais de 10 gols marcados contabilizando amistosos disputados, já que o Campeonato Cearense e Brasileirão, ambos da categoria Sub-15, ainda não iniciaram.

Nascido em 2008, a jovem promessa está no clube há apenas um ano. Ele chegou na Cidade do Vozão, centro de treinamento das categorias de base do Ceará, no meio de 2022 e integrou o elenco que foi campeão da Copa Seromo Sub-14 no ano passado.

Mota, ou Motinha, ainda é uma “joia” que precisa ser bem lapidada para que possa render bons frutos quando chegar ao time principal. Se ele terá o mesmo sucesso de seu pai, apenas o destino dirá. Mas, enquanto traça seus caminhos dentro das quatro linhas, terá apoio da torcida alvinegra para repetir os feitos de Mota, o pai.

E, quem sabe, dentro de poucos, ele possar estar ouvindo a massa do Vozão cantar para ele a mesma música que, há alguns anos, era entoada para seu pai. “Uh tá na nosso atacante Mota”. A pressão será grande até lá. Mas, além da aparência, ele tem mostrado ter o mesmo “faro de gol” do pai.

Além da semelhança física, Mota e Motinha têm o faro de gol e amor pelo Ceará como semelhanças.

HISTÓRICO DE MOTA NO CEARÁ

Torcedor do Vozão, Mota é um dos maiores ídolos e artilheiros da história do Ceará. Com 89 gols marcados em quatro passagens – 1997 a 1998, 2001 a 2003, 2009 e 2012 a 2013 -, ele foi um dos maiores destaques do Alvinegro na campanha de acesso à Série A do Brasileirão em 2009.

Aposentado desde agosto de 2019, o ex-atacante conquistou cinco títulos do Campeonato Cearense pelo Ceará: 1997, 1998, 2002, 2012 e 2013. Em 2022, Mota foi o jogador que mais fez gols pelo Vozão em disputas regionais, tendo balançado as redes sete vezes.

Revelado pelo Ferroviário, além de ter jogado no Ceará, time de seu coração, Mota também jogou pelo Cruzeiro-MG, onde conquistou a “tríplice coroa” de 2003 com as conquistas do Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro, Mallorca-ESPN, Sporting-POR, Chunman Dragons-KOR, Seongnam IC-KOR, Pohang Steelers-KOR, Bragantino-SP e Uniclinic, agora chamado de Atlético Cearense.

Sua despedida dos gramados aconteceu em 2018. Na época, ele atuava no Ferroviário, clube que o revelou ao futebol. No Tubarão, ele marcou um gol em 12 jogos disputados.

Mota, ídolo do Ceará.
Mota comemorando gol com a torcida do Ceará. Foto: Kiko Silva / Agência Diário