Meu Vozão Ceará Sporting Club

Final da Copa do Nordeste na Ilha do Retiro pode ser problema; Entenda motivo

Ilha do Retiro
Foto: Bruno Lima/ Divulgação

Foi com muita surpresa e preocupação que o Ceará recebeu a notícia que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) havia confirmado a decisão da Copa do Nordeste na Ilha do Retiro. Isso porque o estádio do Sport-PE tem sérios problemas em relação a drenagem do gramado. Mas, a pergunta que fica é: por qual motivo existe esse problema na praça esportiva do Leão da Ilha?

Segundo explicado por especialistas, o motivo seria a localização onde a Ilha do Retiro foi construída. Antes de ser o estádio da equipe pernambucana, o local era um aterro de mangue.

Ou seja, a praça fica em cima de um solo que tem uma grande quantidade de lama e é propício aos alagamentos. Assim, em dias chuvosos, o gramado sofre drasticamente.

O caso mais recente, e que se tornou assunto no Brasil inteiro, aconteceu nos confrontos pelas semifinais, que eram únicos. Pelo assim assim foi na vitória do Ceará sobre o Fortaleza. Mas, entre Sport-PE e ABC-RN foi preciso haver dois jogos. Isso porque o primeiro precisou ser interrompido. Devido às fortes chuvas, o gramado ficou cheio de água e se tornou impossível jogar naquele estado. A partida foi paralizada e só foi reiniciada no dia seguinte. O time da casa estava vencendo por 1 a 0 quando o duelo foi interrompido e esse foi o resultado final no embate, que ocorreu um dia depois.

Final entre Sport-PE x Ceará está marcada para ser na Ilha do Retiro
Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

No ano passado, o Sport-PE chegou a realizar obras no gramado da Ilha do Retiro. Remessa de areia foi colocada sobre o piso, além de nivelamento do gramado e corte na grama para descompactação do solo. Porém, mesmo com todos esses reparos, não foi o suficiente para evitar alagamento no estádio na semana passada.

Assim, em período chuvoso em território nordestino, não há nenhuma garantia que o jogo da volta da final da Copa do Nordeste ocorrerá sem interrupções por causa da situação do gramado do estádio.

CEARÁ AGE RÁPIDO E ACIONA CBF

Preocupado nas condições do gramado da Ilha do Retiro no dia 3 de maio, o setor jurídico do Ceará agiu rápido. Na última quinta (6), o clube enviou um ofício à CBF pedindo a mudança do local da partida.

Em nota, o Alvinegro argumentou que acontecer na Arena Pernambuco seria melhor por “questões técnicas, climáticas e de seguranças para todos os envolvidos”, já que a previsão para a data é de volume chuvoso acima da média.

Ceará pediu mudança de local da final da Copa do Nordeste para a Arena Pernambuco. Foto: Instagram / Arena Pernambuco