Meu Vozão Ceará Sporting Club

Guto Ferreira e mais dois! Ceará vai ter reencontro com ‘ex’ na próxima rodada do Brasileirão; Relembre passagens

Guto Ferreira foi campeão da Copa do Nordeste pelo Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

Quando entrar em campo para encarar o Coritiba-PR, pela 28ª rodada do Brasileirão, o Ceará vai estar diante de três profissionais que no passado já defenderam o Vovô. Guto Ferreira, como técnico, e Egídio e Léo Gamalho, jogadores. A partida será às 19h da próxima quarta-feira (28), no estádio Couto Pereira.

LEIA MAIS:
URGENTE! Por lesão, Coritiba não terá importantes peças contra o Vovô pela Série A; Confira baixas
Lucho González é um dos treinadores mais jovens do Brasileirão; Veja lista completa

Com o “vai-e-vem” do mercado da bola, é muito comum que um profissional que já vestiu a camisa de um time o enfrente algum depois depois. E, em muitas situações, a tão conhecida “lei do ex” acontece. Na próxima semana, o Vovô voltar a duelar pelo Brasileirão após 10 dias de parada por causa dos amistosos da Seleção Brasileira, e terá pela frente o time em que estão trabalhando três ex-Ceará.

O treinador Guto Ferreira esteve à frente do clube por mais de um ano, entre 2020 e 2021. O atacante Léo Gamalho jogou no Vovô em 2013 e o lateral Egídio defendeu a equipe alvinegra em 2011.

Dos três, o técnico certamente foi quem mais marcou na mente do torcedor do clube de Porangabuçu. Ele chegou no primeiro semestre de 2020 para ocupar o cargo que havia sido deixado por Enderson Moreira, que pediu demissão para assumir o Cruzeiro. Na época, os jogos estavam paralisados devido à pandemia da Covid-19. Mas, com o retorno dos jogos, o time de Guto foi ganhando “corpo” e se sagrou campeão da Copa do Nordeste daquele ano de forma invicta.

Foi sob seus comandos também que o Vovô teve o melhor desempenho na Série A, garantindo permanência na elite do Campeonato Brasileiro com algumas rodadas de antecedência e levando o time à Sul-Americana. Em 2021, ele comandou o time à final do Nordestão, mas viu o Bahia, seu ex-time, ficar com o título do certame regional ao vencer nas penalidades. No Brasileirão, após uma sequência sem vitórias e com o time mostrando bastante irregularidade, a permanência de Guto acabou ficando insustentável e ele acabou demitido, saindo do clube em agosto do ano passado, deixando o time na oitava colocação com 24 em 18 partidas.

Diferente de como costuma fazer por onde passa, Léo Gamalho não teve grande destaque em sua passagem pelo Vovô. Ele vestiu a camisa preta e branca em 25 partidas pela Série B de 2013, foi titular 19 vezes e marcou somente seis gols. Contra o Ceará, no entanto, ele marcou três vezes naquele mesmo ano quando defendia o Asa-AL, sendo duas vezes na Copa do Brasil e uma na Segundona do Campeonato Brasileiro.

Ainda como jogador de Porangabuçu, Gamalho chegou a ser utilizado como goleiro uma vez. Contra o Avaí-SC, no antigo Castelão, Fernando Henrique foi expulso e o atacante foi quem ficou responsável por cuidar da meta alvinegra.

Divulgação / Ceará SC

Também profissional do Coritiba, assim como o técnico Guto e o atacante Léo Gamalho, o defensor Egídio também passou por Porangabuçu antes de chegar ao time do Sul do País. O lateral-esquerdo veio ao Vovô por empréstimo junto ao Flamengo, em 2011. Na época, ele tinha 25 anos.

Ao todo, Egídio esteve em campo defendendo o Ceará em 13 partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil e marcou uma única vez.

Divulgação / Ceará