Atleta com passagem pelas categorias de base do Ceará, Rafael Carvalheira atualmente está no Ituano-SP, que disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste fim de semana, o meia marcou um gol no empate com o Sport-PE e o resultado deu uma “ajudinha” ao Vozão na tabela.
Ainda no início da competição, a tabela da Segundona nacional muda bastante a cada rodada. Neste fim de semana, o Alvinegro venceu o Tombense-MG por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento. E, além de ter feito seu dever de casa, o Vozão ainda contou com o “suporte” de um jogador que, no passado recente, vestiu a camisa preta e branca.
No último domingo (14), o meia marcou seu primeiro gol na temporada. Foi dos pés do atleta de 23 anos que o Galo de Itu balançou as redes. O time pernambucano também fez e o jogo terminou empatado por 1 a 1.
Antes disso, ele havia marcado sobre o próprio Ceará, clube que o revelou, no embate pela Copa do Brasil. Na ocasião, ele marcou o gol que seria da virada da equipe do interior de São Paulo. Mas, o lance foi anulado por impedimento do meia.
Este resultado foi o melhor possível para o Ceará, pensando na sequência dos jogos. Como a equipe de Porangabuçu tem sete pontos somados até aqui, os paulistas (também com sete) e o Leão da Ilha (com oito pontos) não abrem distância de pontuação na classificação. Assim, de acordo com os resultados da próxima rodada, o Vozão pode até ultrapassá-los caso vença.
Além disso, o clube de Recife-PE é um adversário direto do Vovô na luta por uma das quatro vagas que dão acesso à elite do futebol nacional da próxima temporada. O Alvinegro, rebaixado no ano passado, quer retornar à Série A do Brasileirão.
PASSAGEM PELO CEARÁ
O carioca de 23 anos chegou à Cidade Vozão, centro de treinamento das categorias de base do Ceará em 2019. Na época, ele veio para integrar a equipe Sub-20 do Vovô. No início do ano seguinte, ele foi emprestado ao time principal do Guarany de Sobral. Na época, o mundo estava sob a pandemia da Covid-19 e o time do interior cearense foi um dentre tantos clubes que sofreu as duras consequências das paralisações dos jogos e, ao retornar das disputas, precisou de atletas emprestados de Ceará e Fortaleza para encerrar a primeira fase do Campeonato Cearense 2020.
No mesmo ano, ele foi um dos destaques da equipe do Vovô que conquistou o título do Brasileirão de Aspirantres. O elenco tinha nomes como o experiente goleiro Diogo Silva, Gabriel Lacerda, hoje no time principal, Buiú e outros.
Ao fim de 2020, ele não teve seu contrato renovado e, desde que saiu do Vozão, passou por Cianorte-PR, Brasil de Pelotas-RS e Passo Fundo-RS. Está no Ituano-SP desde o início da temporada, onde é reserva. Das cinco partidas em que ele jogou na Série B desta edição, só foi titular uma única vez.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.