Meu Vozão Ceará Sporting Club

MAIS UM CASO! Torcedores do Ceará são alvos de racismo em jogo contra o Independiente-ARG; Veja o vídeo

Foto: Reprodução

Felizes pela vitória e classificação inédita do Ceará sobre o Independiente-ARG, na última quarta-feira (25), os torcedores alvinegros que estiveram presentes no estádio de Avellaneda se depararam com uma lamentável cena. Após a partida válida pela última rodada da primeira fase da Sul-Americana, um torcedor argentino ficou fazendo gestos imitando macaco para os brasileiros.

LEIA MAIS:
Ceará vence o Independiente-ARG, termina a primeira fase com 100% de aproveitamento e vai às oitavas da Sul-Americana; Veja os melhores momentos

Mais uma deplorável cena de preconceito em competições federadas pela Conmebol aconteceu. Na última quarta (25), enquanto a torcida do Vovô comemorava a conquista de sua equipe, que além de vencer também havia carimbado sua vaga nas oitavas do torneio, acabou sendo vítima de racismo e xenofobia por parte de um torcedor da equipe da casa. O rapaz, cadeirante, estava no setor separado para pessoas de sua condição e repetia gestos que foram vistos várias vezes tanto na Sul-Americana quanto na Libertadores contra torcedores brasileiros: de um macaco.

As cenas foram filmadas pelos cearenses que se fizeram presentes em Avellaneda. Apesar de ter soltado uma nota e prometer agir com mais severidade, a Conmebol, organizadora das competições na América do Sul, apenas tem dado multas financeiras aos clubes em que seus torcedores agem desta forma.

Antes da bola rolar no estádio argentino, o locutor do estádio deu vários avisos informando que a partida poderia ser suspensa caso houvesse algum tipo de postura preconceituosa por parte da torcida local. Vale ressaltar que esta não foi a primeira vez que uma torcida brasileira passou por isso nesta temporada. Além do Ceará, adeptos de Fortaleza, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e RB Bragantino também foram hostilizados.

Nesses casos, porém, a Conmebol deu punições em formas de multas financeiras para River Plate-ARG, Olimpia-PAR e Boca Juniors-ARG.