Milan e Fiorentina vão se reunir para iniciar negociações por Arthur Cabral; Ceará monitora

Foto: REUTERS/Jennifer Lorenzini

Não é mais novidade para ninguém que grandes clubes do futebol europeu estão de olho em Arthur Cabral, atacante revelado pelo Ceará e que agora está na Fiorentina-ITA. De acordo com o jornal Corriere Dello Sport, a diretoria da Viola vai se reunir com representantes do Milan-ITA para iniciar negociações pelo centroavante.

Apelidado de “Rei Arthur” pela torcida do Vozão, o atacante de 25 anos teve um bom desempenho na temporada 2022/2023 pela equipe italiana e marcou nada menos que 17 vezes em 48 partidas.

O Milan, que já havia sinalizado interesse no centroavante, agora está começando a se mexer para iniciar as negociações. De acordo com o jornal italiano Corriere Dello Sport, as diretorias de Viola e dos Rossosneros irão se reunir nos próximos dias.

As conversas ainda serão iniciais, já que o clube de Milão precisa resolver questões burocráticas caso queira contratar Arthur Cabral. A Liga Italiana tem um número limite de jogadores de fora da União Europeia (U.E) que podem ser inscritos e os Rossoneros já preencheram todas as vagas.

Paulo Scaroni, presidente do Milan-ITA, deseja contar com Arthur Cabral no elenco.

Mas, com mudança de regras, houve uma flexibilidade e atletas do Reino Unido e da Suíça passam a ser considerados cidadãos da U.E. Assim, abre-se vagas para os que não são.

Ainda vale ressaltar que o atacante entrou para “lista de desejos” do Tottenham-ING. Caso Harry Kane siga para o Bayern-ALE, os Spurs têm o cria da Cidade Vozão como principal “alvo” para substituto.

Quem também mostrou interesse em Arthur foi o Al Hilal, da Arábia Saudita, que tentou a contratação do jogador a pedido do treinador português Jorge Jesus, velho conhecido do futebol brasileiro por conquistas no Flamengo-RJ em 2019.

No fim de maio, o Milan-ITA fez um acordo com a Fiorentina-ITA pela preferência da compra do brasileiro.

CEARÁ MONITORA SITUAÇÃO DE ARTHUR CABRAL

Clube revelador, o Vozão acompanha as novidades a respeito de uma possível negociação envolvendo o atacante. Pelo Mecanismo de Solidariedade da Fifa, o Ceará tem direito a 2,6% sobre o total de transições do atleta.

Até 2020, os clubes só eram beneficiados por esta regra lei em caso de transferências entre equipes de países distintos. Mas, houve uma mudança no Regulamento de Status e Transferências dos Jogadores (RSTP na sigla em inglês) que beneficia as instituições desportivas formadoras.

  • “Um clube de treinamento tem direito a receber (uma proporção) de 5% de solidariedade contribuição nos seguintes casos:
  • I. um jogador profissional é transferido, definitivamente ou por empréstimo, entre clubes afiliados a diferentes associações;
  • II. um jogador profissional é transferido, definitivamente ou por empréstimo, entre clubes afiliados à mesma associação, desde que o clube de treinamento seja afiliado a uma associação diferente“.

Ou seja, caso seja confirmada a venda de Arthur Cabral ao Milan-ITA ou qualquer outro clube de fora do Brasil, o Ceará tem direito a 2,6% sobre o total.

Isso porque, para o Vovô, a transferência se configura como internacional. Já que o Alvinegro é associado à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Milan à Federação Italiana de Futebol.

arthur cabral Ceará
Arthur Cabral se destacou pela Fiorentina-ITA na temporada 2022/2023. Foto: Divulgação/ Fiorentina