Na última terça-feira (22), o Ceará aunciou Gustavo Morínigo para o comando técnico do time para 2023. O treinador será o primeiro paraguaio a comandar o Vovô e o sétimo estrangeiro na lista de treinadores do clube.
LEIA MAIS:
Gustavo Morínigo fala de projeto apresentado e elogia força da torcida do Ceará; Veja
Torcida do Ceará prepara caravana para decisão do Cearense de Futsal em Aracati; Confira detalhes
Fundado em 1914 e com 108 anos de história, poucas foram as vezes que um técnico nascido em outro País esteve à frente do Alvinegro. Segundo levantamento do Futebolês, isso só aconteceu em sete oportunidades no decorrer da história do time.
De acordo com Eugênio Fernandes, pesquisador da história do Ceará, a primeira experiência do clube com um técnico de um país diferente aconteceu em 1957, com Luis Comitante. Na época, o uruguaio conquistou o título do primeiro turno do Campeonato Cearense, mas não seguiu no comando do time para o restante do certame estadual – pelo qual o Vovô sagrou-se campeão geral posteriormente.
Após três anos, um novo técnico vindo de fora do Brasil chegou em Porangabuçu. Janus Tratay, o húngaro que ficou muito conhecido no futebol nordestino por ter dirigido importantes equipes da região, principalmente no futebol paraibano, foi comandante alvinegro na década de 60, mais precisamente entre 1960 e 1962. Com 158 partidas pelo Vovô, Janus venceu duas vezes o Campeonato Cearense (1961 e 1962).
Para fechar a lista, o Vovô contou com outros dois nomes que vieram de outro país: o também húngaro Américo Brunner, em 1963, e o argentino Dante Jorge Bianchi, em 1967. Ambos não fizeram grandes campanhas e foram demitidos precocemente. Dante, inclusive, treinou a equipe do Fortaleza antes de acertar com o Ceará.
Após 32 anos, o Alvinegro de Porangabuçu voltou a ter um técnico estrangeiro: Sérgio Ramirez. Ex-lateral da Seleção do Uruguai na década de 70, Ramirez teve um curta passagem no clube em 1999. Por ausência de dados detalhados, não se sabe quando ele assumiu o comando da equipe. Mas, a reportagem do Meu Vozão fez um levamento que ele esteve à frente do time em algumas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Após mais um hiato, dessa vez de 23 anos, o último gringo a comandar o Ceará foi o argentino Lucho González em 2022. O ex-jogador foi contratado na reta final do Brasileirão com o objetivo de salvar a equipe do rebaixamento. No entanto, foi demitido após uma sequência de derrotas que culminaram com o rebaixamento do clube para a Série B de 2023.
Para a próxima temporada o clube irá contar com o paraguaio Gustavo Morínigo, ex- Coritiba. O treinador se interessou pelo projeto da equipe que visa o retorno a elite do Brasileiro.
Técnicos estrangeiros que passaram pelo Ceará:
Luiz Comitante – Uruguai (temporada de 1957)
Janos Tratay – Hungria (temporadas de 1960, 1961 e 1962)
Américo Brunner – Hungria (temporada de 1963)
Dante Bianchi – Argentina (temporada de 1967)
Sérgio Ramirez – Uruguai (temporada de 1999)
Lucho González – Argentina (temporada de 2022)
Gustavo Morínigo – Paraguai (temporada de 2023)
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.