Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ex-Criciúma/SC é novo executivo de futebol do Ceará; Conheça histórico e trâmites da negociação

Juliano Camargo, executivo de futebol do Ceará.
Foto: Arquivo pessoal

O Ceará oficializou o novo executivo de futebol para a temporada 2023, neste sábado (19). Juliano Camargo, que estava no Criciúma-SC, é o nome do profissional. A informação já havia sido confirmada anteriormente por Camargo, em entrevista ao site “ND Mais”, de Santa Catarina, nesta manhã.

LEIA MAIS:
Presidente de clube da Série B revela convite para importante no Ceará; Confira vídeo
Direitos de transmissão do Campeonato Cearense 2023 estão em disputa; Veja detalhes

A diretoria alvinegra tinha planos para anunciar, até a próxima segunda (21), o executivo de futebol. Neste sábado (19), Juliano Camargo, que ocupava esse cargo no Criuciúma-SC, acertou a saída do Tigre para vir para o Alvinegro de Porangabuçu. Ele se juntará a Paulo César Gusmão, coordenador técnico, e Albeci Júnior, diretor de futebol, para iniciar as negociações visando a contratação de um técnico.

Juliano estava na equipe catarinense desde o meio de 2021 e, nesta temporada, montou um elenco que quase levou o Tigre ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe ficou na oitava posição certame, com seis pontos a menos que o Bahia, primeiro dentro da zona de classificação.

Em conversa com o portal catarinense “ND Mais”, o novo dirigente Alvinegro afirmou que estava indo em busca de um novo desafio e onde teria condições de trabalhar com um orçamento maior.

“É um desafio novo. Maior orçamento e um grande projeto. Um reconhecimento do meu trabalho. Teve a sondagem, eles fizeram a proposta e vou para (a cidade) Fortaleza. Sou grato ao Criciúma, mas minha decisão está tomada”, afirmou Juliano.

O nome do profissional se tornou interessante ao Vovô após uma indicação. Segundo Sérgio Frota, presidente do Sampaio Corrêa-MA, o presidente alvinegro Robinson de Castro o procurou para convidar-lhe para o assumir o cargo. Com a recusa do mandatário do clube maranhense, que será adversário do Ceará na Série B e na Copa do Nordeste 2023, Robinson lhe pediu indicação de um bom nome e Frota lhe recomendou procurar por Juliano Camargo, com quem trabalhou na Bolívia Querida.

Vale ressaltar que, no meio dessas negociação, o vice-administrativo chegou a “debochar” de um possível acerto entre Camargo e o Ceará. Alexandre Farias disse que o dirigente iria permanecer no Tigre e que era uma “piada” a saída do executivo de futebol para o Vovô.

HISTÓRICO DO DIRIGENTE

O novo executivo de futebol de Porangabuçu tem 45 anos e, neste cargo, realizou trabalhos de qualidade no Sampaio Corrêa-MA e no Criciúma-SC. Camargo tem licenças das categorias A e B, Gestão em Categorias de Futebol e Análise de Desempenho da CBF Academy, além de ser formado em Gestão Técnica pela Universidade do Futebol.

Juliano trabalhou de dezembro de 2014 a maio de 2015 como assistência técnico no XV de Piracicaba, logo depois seguiu para o cargo de coordenador de futebol no Ituano-SP, onde ficou de junho até outubro de 2016.

Seu trabalho seguinte foi no Corinthians, também como coordenador de futebol, de dezembro de 2016 a março de 2016. Foi quando retornou para o cargo de assistente técnico no Ituano-SP, ficando de março a junho de 2017.

De agosto de 2018 e maio de 2019, ele esteve à frente do Ferroviária-SC no setor de consultaria em análise de mercado. Em seguida, foi para o Sampaio Corrêa-MA. Lá, esteve como diretor executivo de futebol de maio de 2019 até abril de 2021, quando acertou sua ida ao Criciúma-SC, onde estava até então.

Ele chegará na capital cearense nos próximas para dar início ao trabalho no clube. Em entrevista ao site oficial do Ceará, ele comentou o grande desafio que terá pela frente.

“Espero corresponder à altura as expectativas de todos. É um grande desafio, pois sei da grandeza do Ceará. É um clube de torcida gigante, grande estrutura e que vem de cinco anos consecutivos na Série A do Campeonato Brasileiro. O que a gente promete é muito trabalho, muita dedicação e a vivência do clube a todo momento. Prometemos também um time competitivo e que honre as cores do Ceará e toda a história que esse clube gigante tem”, disse Juliano Camargo.