Oficializado como assessor do Ceará na última terça-feira (7), Ricardinho tem planos para este novo momento de sua carreira. Assim como fez quando era atleta, agora o novo gestor do Alvinegro quer seguir ajudando o clube. Mas, desta vez, fora das quatro linhas. Para isso, ele quer utilizar da identificação com o clube, que diz ser sua casa, para ajudá-lo nos objetivos. Os caminhos que ele afirma buscar são os de busca por excelência e comprometimento para 2024.
Quatro vezes campeão do Cearense (2013, 2014, 2017 e 2018) e bicampeão invicto da Copa do Nordeste (2015 e 2020), o “maestro”, como foi apelidado pela massa alvinegra, deixou seu nome marcado entre os imortais de Porangabuçu.
Com um bom histórico dentro de quatro linhas vestindo preto e branco, ele vai continuar trabalhando voltado para o futebol, mas seu cargo é ficar fora dos gramados. Como assessor de futebol, Ricardinho terá a missão de agir nos bastidores trabalhando na mediação visando manter o bom relacionamento entre os atletas, comissão técnica, diretoria e etc.

Em sua primeira experiência após “pendurar as chuteiras” – nesta temporada ele jogou pelo Paysandu/PA e Floresta/CE -, os seus planos são de cumprir com louvor seu papel no clube onde é ídolo para retribuir a confiança que tem lhe sido dada.
“Meu proposito continua o mesmo: ajudar o clube. O que vai mudar é o caminho. Antes eu ajudava em campo, agora será como gestor, percorrendo o clube, entendendo como as coisas funcionam. Estou muito feliz com esse novo desafio da minha vida e disposto a contribuir no que for preciso com o clube”, disse Ricardinho.
Ainda sem formação acadêmica, Ricardinho já vinha, há um tempo, fazendo cursos sobre gestão de futebol para quando chegasse o seu momento de estar à frente de algum cargo dentro de um clube de futebol. Ídolo da torcida, ele quer ajudar a implementar a filosofia de que é preciso plantar com saberia para que a colheita, ao fim, seja produtiva e boa.
“Busca pela excelência, pelo comprometimento do clube, saber que você faz parte de algo maior, que é o clube, e tu é uma parte dessa engrenagem. Fazer entender que todos fazem parte do processo e que a vitória no fim é consequência do que é feito diariamente”, contou.
RICARDINHO JÁ TRABALHA NO CEARÁ
Oficializado na última terça-feira (7), o ex-jogador já vem trabalhando em sua nova função dentro do clube. Durante o treino aberto da última quarta (8), na sede do clube, Ricardinho ficou um tempo conversando com o técnico Vagner Mancini enquanto os atletas faziam aquecimento pré-atividadades.
Também estava presente João Paulo Sanches, novo coordenador técnico do Ceará.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.