Meu Vozão Ceará Sporting Club

Relembre jogadores que defenderam a Seleção Brasileira com passagem pelo Ceará

seleção brasileira
Foto: AP

A seleção brasileira estreia amanhã (24) na Copa do Mundo do Catar em sua 22ª participação em mundiais. A adversária da vez é a equipe da Sérvia, que encara a amarelinha no Lusail Stadium, em Lusail, às 16 horas. Diante disso, o Meu Vozão fez um levantamento sobre os jogadores que já vestiram a camisa alvinegra do Ceará com passagens pela seleção nacional.

LEIA MAIS:

Morínigo é apenas o sétimo técnico estrangeiro da história do Ceará; confira

Gustavo Morínigo fala de projeto apresentado e elogia força da torcida do Ceará; Veja

Torcida do Ceará prepara caravana para decisão do Cearense de Futsal em Aracati; Confira detalhes

Ao todo, 6 jogadores já vestiram a camisa do Ceará e foram convocados pela seleção brasileira principal. O primeiro foi o volante Caçapava, em 1976 e 1977, que vestiu a camisa do Mais Queido entre 84 e 85. O jogador ídolo do Corinthians e Internacional atuou pouco pelo Ceará e entrou em campo em apenas sete oportunidades, segundo dados do site Ogol.

Foto: Reprodução

Em contrapartida, o mais recente foi Ferando Prass, convocado por Rogério Micale para as olimpíadas no Rio em 2016. No entanto, não chegou a atuar devido a uma lesão que o tirou do torneio. Pelo Alvinegro, o goleiro atuou em 52 partidas, sendo campeão invicto da Copa do Nordeste de 2020 e se aposentando pelo clube.

Antes dele, o cearense Osvaldo também já havia passado pela seleção srasileira em 2013 após bom ano no São Paulo. O atacante de lado de campo atuou no Vozão nas Séries A de 2010 e 2011, sendo peça importante naquela equipe, o que o condicionou a ser contratado pela equipe paulista. Pelo Ceará foram 59 jogos e 8 gols. Osvaldo foi convocado por Luiz Felipe Scolari e vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira em dois amistosos que o time brasileiro fez contra o Chile e contra a Bolívia.

Osvaldo em duelo contra a Bolívia, onde distribuiu uma assistência. Foto: AP

No atual elenco do Vovô de 2022, o atacante é o único jogador que já vestiu a camisa amarelinha em sua carreira. Inclusive atuando na Copa do Mundo do Brasil em 2014. Jô foi convocado pela primeira vez para um amistoso em maio de 2007 contra a Inglaterra, mas não chegou a jogar. Sua primeira participação em campo pela Seleção foi em junho contra a Turquia. Pelo Ceará foram apenas 11 jogos e 2 gols.

Falando em Copa do Mundo, o meia Edmilson e o lateral Belleti são os únicos campeões do mundo que já vestiram o manto Alvinegro. Edmilson passou pela capital cearense durante a disputa da Série A de 2011. O atleta que atuava agora como zagueiro, se aposentou dos gramados em Porangabuçu. Foram 12 jogos por Campeonato Brasileiro e Sulamericana, com dois gols marcados. Já Belleti foi anunciado pelo clube também para a disputa do Brasileirão de 2011. No entanto, o campeão mundial decidiu por se aposentar antes mesmo de estrear devido a problemas fisicos.

Edmilson comemorando belo gol contra o bahia no PV. Foto: Ceará SC
Edmilson disputando a Copa do Mundo de 2002. Clive Brunskill/Getty Images

Um que marcou história pelo Ceará e também conseguiu esse merito foi o artilheiro Magno Alves. Ao ser artilheiro da Copa João Havelange no ano 2000, pelo Fluminense, conquistou vaga na Seleção que disputou a Copa das Confederações de 2001, entretando não marcou nenhum gol. No Alvinegro de Porangabuçu, o Magnata soma três passagens, sendo a última em 2017, quando balançou as redes 10 vezes. Na primeira, em 2010, marcou nove gols, todos pela Série A do Brasileirão. Entre 2012 e 2015, período mais longo com a camisa alvinegra, fez 83. Ao todo, foram 102 tentos anotados pelo Mais Querido, sendo o sexto maior artilheiro do clube.

seleção brasileira
Magno Alves em jogo diente da Austrália. Foto: AP

Uma menção honrosa para o atacante Claudio Adão, que foi artilheiro onde passou durante seus 28 anos no futebol profissional. Apesar disso, de um título pan-americano e de outro pré-olímpico, jamais foi convocado para um jogo, nem mesmo amistoso, da seleção principal. Revelado no Santos, o centroavante chegou ao Ceará no início dos anos 90 e atuou pelo time entre 91 e 92, onde foi campeão estadual. Foram 45 jogos e 25 gols assinalados pelo atacante comparado à Pelé no início de sua carreira. Inclusive foi dupla de ataque com “Rei” até 1974. Os dados são do site Ogol.

O jogador ficou marcado por belos gols em Clássicos. Foto: PC Norões/Diário do Nordeste