No fim deste ano, será realizada a eleição para presidência do Conselho Deliberativo do Ceará e, buscando formar uma chapa de força, um grupo de Sócios-Proprietários se reunirá às 19h30 desta quarta-feira (19), no Hotel Sonata de Iracema, na capital cearense. Em conversa exclusiva com o Meu Vozão, Andrade Netto, sócio-proprietário e conselheiro do Vovô, revelou alguns projetos que estão em pauta.
LEIA MAIS:
Ceará vence mais uma e se classifica para quartas da Copa do Nordeste de Futsal; Veja gols
Federação dos Atletas pedirá afastamento de árbitro Anderson Daronco; Entenda caso
O ano de 2022 já próximo de chegar ao fim e, com isso, as eleições para eleger a nova diretoria do Conselho Deliberativo do Vovô está se aproximando. Buscando atrair aliados para formar uma chapa forte e que todos se sintam parte do clube, mais de 60 sócios proprietários já confirmaram presença nesta reunião. Dentre eles, estão aqueles que apoiam, não apoiam e são neutros em relação à atual diretoria executiva do Alvinegro de Porangabuçu.
A reunião terá intuito de apresentar um plano de ação para todos os participantes que ali estiverem presentes, com objetivo de ser um Conselho mais inclusivo, segundo disse Dr. Andrade Netto, sócio-proprietário e conselheiro do clube.
Vale ressaltar que esta reunião não é oficial e sim “provocada” por sócios-proprietários que querem apresentar projetos para um possível mandato à frente da Diretoria Legislativa, que é o Conselho Deliberativo, que tem poder para fazer mudanças no Estatuto.
“Esse grupo se iniciou há um mês e vem ganhando um corpo muito forte. Hoje são vários conselheiros. O grupo não tem uma chapa definida ou algo concreto nesse sentido. Nessa reunião tem gente ligada à Diretoria Executiva, quem faz oposição à gestão do Robinson de Castro e gente ali do centro. O objetivo é discutir pautas que o Ceará pode mudar estatutariamente para mudar o Conselho Deliberativo. Propor ideias para que a próxima gestão do Conselho seja mais efetivo tanto em relação à Diretoria Executiva como também na execução do papel do Conselho Deliberativo junto ao clube. Vamos juntar pessoas com ideias em comum para que se formule uma chapa”, revelou Dr. Andrade.
Desde 2020, o Deputado Estadual Evandro Leitão e ex-presidente do Ceará é o presidente do Conselho Deliberativo. E as críticas sobre sua gestão não são apenas por parte de muitos torcedores, mas também de alguns membros conselheiros.
“É praticamente unanimidade de muitos que estarão lá que tem que ser mudado. O Conselho é quem dita as normas do clube, quem elege a Diretoria Executiva, quem gera as cobranças. Então, que esse Conselho tenha seu poder na próxima gestão e, a partir daí, a gente tenha uma nova estrutura de clube, com uma união melhor. Com um Conselho mais inclusivo, que é a proposta de todos, se consegue ter um clube mais unido”, conta.
PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO DELIBERATIVO
As eleições para presidente do Conselho Deliberativo em Porangabuçu acontece a cada três anos. Os sócios-proprietários, que nem todos são conselheiros, compram este título e se reúnem durante o período de eleições. Cada um deles tem o poder de juntar 20 assinaturas para montar uma chapa para votação.
A atual diretoria do Conselho, que tem Evandro Leitão como presidente, encerra ao fim deste ano e, até dezembro, haverá eleições para definir um Conselho que será novo. Os sócios-proprietários votam nessas chapas e, quem tiver mais votos, sai como vencedor. Porém, não é intuito deste grupo impedir que quem perder não tenha direito de permanecer no Conselho.
“Estamos tentando formar uma chapa majoritária para que se reconstrua o Conselho do clube. Uma das propostas desse grupo é que não tenha essa divisão (chapa vencedora x chapa perdedora). As pessoas desse grupo tiveram o compromisso de, em caso de vitória, deixar a chapa que perdeu entrar. A ideia é a unidade do clube e não a segregação”, finalizou Dr. Andrade Netto.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.