O Ceará foi campeão da Copa do Nordeste 2023, na última quarta-feira (3), sobre o Sport-PE, em partida foi realizada na Ilha do Retiro. Como acontece após toda partida oficial, a Federação que chancela o duelo publica a súmula da arbitragem do jogo. No caso do Nordestão, que é organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), as anotações feitas pelo árbitro vão direto para o site da entidade. No entanto, um detalhe chamou atenção na súmula da decisão regional: o árbitro Denis Sefarim não relatou na súmula da partida que a torcida rubro-negra arremessou objetivos dentro do gramado.
A decisão nordestina “pegou fogo”. Duelo de muita rivalidade, os times mediram forças em dois jogos e ambos com muita confusão. Na ida, em jogo realizado na Arena Castelão e com vitória alvinegra de 2 a 1, a torcida leonina comemorou o gol de seu time arremessando cadeiras nos alvinegros que, como resposta, jogaram de volta.
Na última quarta (3), os rubro-negros voltaram a “aprontar”. Desta vez dentro de seu território, na Ilha do Retiro, os torcedores do Sport arremessaram cerveja na direção do gramado e alguns atletas do Vozão chegaram a ser atingidos pelo líquido da bebida (vídeo ao fim da matéria). Isso aconteceu antes da bola rolar.
Mas, apesar do ato de vandalismo, a situação não foi informada na súmula da arbitram da partida que é anexada ao site da CBF, que delata o uso irregular de laser e sinalizadores, também por parte da torcida do time de Recife-PE.
O CEARÁ DEVE AGIR SOBRE OCORRIDO NA COPA DO NORDESTE?
O árbitro é o principal mediador de uma partida e cabe a ele a responsabilidades do direcionamento do jogo. Em situações de punições por cartões ou qualquer outra ocorrência, como atos de torcidas que infrinjam regras, cabe a ele relatar tudo na súmula da partida para que, ao término do duelo, os órgãos tomem alguma atitude.
No caso entre Sport-PE x Ceará, o ocorrido oi antes da bola rolar. Porém, não deixa de ser trabalho da arbitragem anotar o acontecido. Em conversa com Mauro Bastos, ex-árbitro cearense, para isso o árbitro anota as observações na súmula que ocorreram antes da partida, é necessário que o relato seja feito por uma autoridade da partida, como quarto árbitro, representante da CBF ou comandante da polícia.
“Toda ocorrência no estádio é passível de constar em súmula ou relatório da arbitragem, desde sua chegada até sua saída. Caso ocorra algo de fora desse tempo, aí a responsabilidade de relatar isso é do representante da CBF, que pode anexar à súmula. Nesse caso (que ocorreu na Ilha do Retiro), o árbitro tem que colocar na súmula, desde que alguma autoridade do jogo lhe relate. Como os jogadores reservas do Ceará já estavam em campo, o representante da CBF já devia estar no seu lugar e, se viu, devia relatar ao árbitro”, explicou Mauro.
Diante do ocorrido, a pergunta que fica é: sem que a ocorrência tenha sido relatada na súmula da CBF, cabe ao Ceará fazer algo? De acordo com Mauro Bastos, agora é responsabilidade do Ministério Público de Pernambuco ou Procuradoria do STJD (Superior Tribunal da Justiça Desportiva) para que o caso seja apurado e haja uma punição.
“Quanto ao que deve ocorrer, é o MP de Pernambuco fazer uma denúncia. Se ninguém relatar, a procuradoria do STJD pode fazer uma denúncia com base nas imagens”, finalizou.
Veja abaixo momento em que torcida do Sport arremessa cerveja em jogadores do Ceará.
O vídeo do momento do ocorrido está circulando circulando nas redes sociais e nas imagens é possível ver que não é apenas uma pessoa que realiza o ato. Ao contrário, são vários copos com cerveja e demais bebidas arremessados pelos rubro-negros na arquibancada na direção dos jogadores suplentes do Vozão, que estavam no gramado se dirigindo ao banco de reservas.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.