Já imaginou tirar um ano da sua vida para esquecer todos os problemas e ir conhecer os vários lugares da Terra? Pois bem, é isso que Lucas Ribeiro, jornalista cearense e torcedor apaixonado do Ceará, está fazendo. Desde o fim de maio do ano passado, o repórter tem viajado pelo mundo, já tendo conhecido mais de 30 países com culturas e pessoas de diversos cantos. E, mesmo com tantas mudanças, tanta viagem de país em país, ele leva sua fiel companheira: a camisa do Ceará.
Vivendo seu “ano sabático” depois de ter se programado bem para realizar este sonho, o jornalista de 26 anos já conheceu 33 países num período de 12 meses. Começou pela Argentina, quando foi assistir Independiente x Ceará, pela última rodada da primeira fase da Sul-Americana. Na época, o Alvinegro venceu por 2 a 0 na casa dos “hermanos” e a festa foi em preto e branco. Depois, ele ainda retornou à capital cearense antes de iniciar sua trajetória pelo mundo.
“Comecei o ano sabático no fim de maio de 2022, bem perto do jogo do Ceará contra o Independiente, na Argentina. Como foi em cima da hora do jogo, comprei passagem só de ida para Buenos Aires. Foi uma experiência incrível aquela partida, estar rodeado de amigos alvinegros em outro país, com aquela energia que só a nossa torcida sabe fazer. É algo que sempre vou levar na minha memória. Depois da partida fui para o Chile e para a Bolívia. Durou 21 dias”, contou o jornalista sobre o início de sua tuor pelo mundo. “Durante minha vida toda, já estive em 47 países. Nesse ano sabático, eu não consigo ficar um ano inteiro viajando, então dividi em três partes. Na primeira, visitei três países, que foi quando fui ver o jogo do Ceará na Argentina. Ai voltei, passei sete dias no Brasil e iniciei a Eurotrip, que foi quando conheci 15 países. Depois, tive que voltar ao Brasil por conta das eleições. Na noite do segundo turno, viajei de novo, que é essa volta estou dando volta ao mundo e ai são mais 15 países”.
Durante quase 80 dias, Lucas Ribeiro ficou viajando pela Europa, onde visitou países como Espanha, Suécia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Hungria, Eslovênia, Itália, Vaticano e Portugal. E sempre, é claro, com a camisa do Vozão como a sua “segunda pele” para mostrar o orgulho de ser alvinegro em qualquer lugar.
Assim também foi durante a Copa do Mundo. No Catar, o Brasil não conquistou o hexacampeonato, mas Lucas conheceu brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, fez amizades e até brincou sobre “rivalidade” com torcedores de Fortaleza e Vitória-BA.
Frequentador assíduo de estádio, Lucas Ribeiro sente falta de casa e da família, pois está há mais de seis meses longe da capital cearense. Mas, isso não é motivo para ficar longe do Vovô. Desde o início de sua viagem, lá em maio do ano passado, ele sempre leva consigo uma bandeira e uma camisa do Ceará. E enquanto aproveita sua viagem, ele utiliza da tecnologia para acompanhar tudo o que acontece no Mais Querido. Inclusive, tem assistido todos os jogos e faz alerta sobre a queda de rendimento do time.
“Quanto a situação atual do time, estou bem empolgado. Gostando do trabalho do Albeci, apesar que precisamos de contratações. A diferença na qualidade dos titulares para os reservas é muito grande. O jogo do Vitória-BA ascendeu alerta. Após a renúncia do Robinson, renovei o sócio, comprei camisa nova, (mesmo distante, empolguei com as mudanças, mas ainda estou preocupado com o futuro da diretoria executiva”, disse o alvinegro. “Assisto todos os jogos, até acordo de madrugada. Já vi jogo no ônibus e até em balada. Eu assisti o jogo do acesso das Meninas do Vozão na Itália. Depois fui a um evento conhecer o Papa Francisco”.
Estando agora nos Estados Unidos, último país de sua viagem, ele tem retorno previsto para dia 1º de maio. Mas, até lá, ainda tem muito lugar e pessoas para conhecer. E, é claro, enquanto aproveita o momento único de conhecer diversas culturas distintas, tira um tempinho para ver jogos, saber notícias acompanhando portais alvinegros de credibilidade, como o Meu Vozão, Canal do Vozão e Vozão Cast, e também apresentado à torcida alvinegra para seus novos amigos, que se encantam quando veem a festa que a massa faz nas arquibancadas.
“Não encontrei muito torcedor do Ceará (pelas viagens), mas as pessoas reconhecem o escudo. Na Nova Zelândia um rapaz viu e reconheceu, fiquei surpreso. Quando eu estava no Texas, estava hospedado com uns amigos do Paquistão e mostrei a festa da torcida, eles ficaram maravilhados e disseram que era torcida de Champions League”, finalizou Lucas Ribeiro. “É uma viagem longa, de seis meses, é cansativa e me deixa com muita saudade da família, dos amigos e, claro, do Castelão. Sou sócio e vou para todos os jogos. Inclusive sempre que dá vou também ao futsal e ao feminino. Realizar essa sonho de dar a volta ao mundo e conhecer novas culturas é que me dá combustível para seguir, mas enquanto isso fico perto do Ceará lendo o Meu Vozão e acompanhando o Canal do Vozão e o Vozão Cast”.
Países visitados por Lucas Ribeiro no ano sabático: Argentina, Chile, Bolívia, Espanha, Suécia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Hungria, Eslovénia, Itália, Vaticano, Portugal, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Egito, Catar, Nepal, Índia, Vietnã, Tailândia, Malásia, Singapura, Indonésia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, onde vai ficar até o fim da viagem, que encerra no dia 1º de maio. De lá, ele ainda vai passar por São Paulo e Salvador antes de retornar à capital cearense.
Veja abaixo algumas imagens de Lucas Ribeiro com a camisa do Ceará em várias partes do mundo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.