Meu Vozão Ceará Sporting Club

Vovô entra em campo buscando manter invencibilidade sobre o Cuiabá; Veja histórico

Foto: Divulgação / Ceará SC

A Arena Pantanal vai receber, às 19h deste sábado (18), o duelo entre Ceará e Cuiabá, pela 13ª rodada do Brasileirão. E o Vovô vai entrar em campo em busca de manter invencibilidade diante do time do Mato Grosso, já que nunca perdeu para o Dourado.

LEIA MAIS:
Protesto da torcida rival causa mudança no cronograma de embarque do Ceará
Com Mendoza puxando a lista, Ceará vai ter baixas e retornos importantes diante do Cuiabá; Veja os nomes
Adversário do Vovô, Cuiabá está entre os piores mandantes do Brasileirão; Confira números

Em todas as vezes que os alvinegros subiram ao gramado para enfrentar o Verdão, nunca saíram com a derrota sobre si. Na história dos confrontos, os times se enfrentaram apenas três vezes e somente em um jogo que o time cearenses não saiu vencedor.

O primeiro duelo aconteceu pela Copa do Brasil de 2011, em 23 de fevereiro. Na época, o Vovô despachou o time mato-grossense ainda na primeira etapa da competição ao vencê-los pelo placar de 2 a 0, no estádio Presidente Dutra. Com Dimas Filgueiras no comando da equipe, os alvinegros venceram com gols de Iarley, aos dois minutos do primeiro tempo, e Eusébio, que marcou aos 31 da segunda etapa.

Depois dessa partida, Ceará e Cuiabá só voltaram a se encontrar 10 anos depois, pelo Brasileirão de 021. O jogo de ida, pela 11ª rodada, aconteceu na Arena Pantanal, mesmo palco deste sábado (18). O Alvinegro vencia por 2 a 1 até próximo do fim da partida, quando cedeu o empate. No duelo de volta, no entanto, o Alvinegro saiu com o triunfo por 1 a 0, na Arena Castelão, pela 30ª rodada. Messias marcou o gol do êxito cearense.

Essa partida vai pôr frente a frente o melhor mandante contra um dos piores visitante. Isso porque, dentro de casa, o Vovô faz a pior campanha enquanto é o melhor mandante. O Dourado, no entanto, tem um dos piores retrospectos dentro de seus domínios e venceu apenas uma vez, quando triunfou sobre o Corinthians por 1 a 0.

Para o embate desta noite, o Vovô não vai poder contar com algumas peças importantes. Vina, que não treinou com o grupo na última sexta (17), Richard Coelho, suspenso, Richard Costa e Mendoza, lesionados, Léo Rafael e Dentinho, em transição, não embarcaram para a capital do Mato Grosso. Por outro lado, o técnico Marquinhos Santos terá os retornos de João Ricardo e Bruno Pacheco, que retornam de suspensão, assim como também de Lima e Rodrigo Lindoso, recuperados de lesão muscular.

Assim, Marquinhos vai ter que fazer algumas mudanças em relação ao time que empatou com Atlético-MG, iniciando com João Ricardo, Michel Macedo, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso, Richardson e Fernando Sobral; Erick, Iury Castilho e Cléber.

António Oliveira, técnico do Dourado, também terá baixas em sua equipe. Alan Empereur, com desgaste muscular, segue sendo ausência assim como Pepê, devido uma pancada que sofreu na cabeça contra o Bragantino, pela 11ª rodada. O Verdão deve começar o jogo com o mesmo grupo que foi derrotado pelo Flamengo na última rodada, entrando com Walter, João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Camilo, Rafael Gava e Rodriguinho; André Luís, Felipe Marques e André.

Na tabela, a diferença entre as equipes é bem pequena. O Vovô é o 15º com 15 pontos enquanto o Dourado está em 18º com 12 e é o segundo dentro da zona de rebaixamento. Uma vitória pode levar o Alvinegro para próximo do G4, já um revés pode fazê-lo entrar no Z4.