Quando Gustavo Morinigo foi anunciado como treinador do Ceará, eu particularmente comemorei. Não só porque acreditava ser um profissional que poderia fazer um bom trabalho aqui no Vozão, mas também pelo alento de finalmente, após a saída de Dorival Júnior, termos um comandante, um líder. Um cara que fosse diplomático, mas rigoroso não só para com os atletas, mas também na forma de jogar.
Em 2022 sofremos muito pela falta de um treinador e a queda se deve muito a esse fato. Marquinhos Santos e Lucho González, nunca tiveram um sucesso na carreira que os fizesse ter capacidade técnica de comandar um clube como o Ceará Sporting Club.
Da mesma forma que contratar dois profissionais sem o gabarito necessário para a grandeza do Vovô foi um erro, principalmente pela pressão vivida pelo clube no momento, vejo como um grande acerto a chegada do Morinigo.
Fez um grande trabalho nas categorias de base da seleção do Paraguaia e também no Coritiba-PR, inclusive sendo procurado pelo Alvinegro após a saída de Marquinhos ano passado, por isso chegou até aqui.
O início da temporada não poderia ser melhor. Logo o treinador conseguiu montar o time principal usando bem as peças que tinha com um time compacto atrás e mortal na frente explorando a velocidade e talento dos pontas e a força física e fôlego do nosso centroavante.
Sem pedir grandes nomes, sem muita empolgação pelos bons resultados, o treinador paraguaio era tudo que o Vovô precisava nesse momento de transição. Um comandante que lidera silenciosamente, mas com resultados que falam por si só.
Até a derrota para o time do Vitória-BA, na última quarta-feira (8), o Ceará estava há dez jogos invicto mesmo enfrentando adversários muito fortes como o Fortaleza, Sport-PE, Sampaio Corrêa-MA e CRB-AL, que inclusive estarão, com exceção do tricolor do Pici, na Série B do Campeonato Brasileiro juntamente do Alvinegro e nos permite vislumbrar boas coisas da principal competição para o clube neste ano de 2023.
Vale ressaltar que desde 2021 o Ceará não vencia dois jogos seguidos diante do rival e ainda assim, com dois treinadores diferentes, somente Guto Ferreira em 2020 conseguiu essa sequência.
Se o trabalho do Morínigo vai continuar em evolução e vai nos dar grandes frutos nessa temporada, só o tempo poderá dizer. Mas que é um início extremamente promissor do treinador paraguaio, isso ninguém pode negar. E acredito que o torcedor que está lendo essa coluna também tem em mente que ele é peça-chave para o ótimo início do Alvinegro em 2023.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.