Se o time principal de futebol do Ceará não conquistou o grande objetivo da temporada, por outro lado as categorias de base se despedem de 2023 com muitos motivos para comemorar. Ao todo, foram seis títulos conquistados do Sub-15 ao Sub-20. Já o time de futsal, teve um ano atípico e não venceu nenhuma competição pela primeira vez desde o retorno da modalidade.
A Cidade Vozão tem joias de muito valor. A prova disso é que, além de jovens atletas com passagem pelo clube estão em gigantes brasileiros e até em clubes do mercado europeu, as categorias ganham títulos importantes temporada após temporada.

Este ano, por exemplo, os crias do Alvinegro soltaram o grito de “é campeão” em seis ocasiões. O Vovô foi campeão Cearense Sub-15, Sub-17 e Sub-20, pelo masculino, e Sub-17 pelo feminino. Todos sobre o Fortaleza. A equipe alvinegra também venceu a Copa Seromo Sub-16, também sobre o clube do Pici.
O time Sub-13 foi finalista do Estadual de sua categoria, mas acabou perdendo para os tricolores na decisão pelo placar de 4 a 0.
À frente das categorias da base do Vozão estão o diretor Israel Portela e o gerente Alessandro Queiroz. Os treinadores das equipes são: Tiago Alves, ex-zagueiro que atuou no Ceará e iniciou no Sub-15 do Alvinegro, nesta temporada, sua trajetória como técnico.
Na equipe Sub-17 quem está no comando do time é Ramon Soares. Já no time Sub-20 o treinador é Alison Henry. No fim de setembro, Alison concluiu curso Licença A da CBF Academy em gestão de futebol.
FUTSAL DO CEARÁ TEM ANO ATÍPICO
Campeão do Cearense de Futsal entre 2019 e 2022, o Vozão foi campeão da Copa do Estado, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Então, em meio às conquistas estaduais durante quatro temporadas seguidas, o Alvinegro tinha sempre um outro título também para comemorar.
Mas, nesta temporada a situação foi diferente. Com o rebaixamento do time de futebol para a Série B do Campeonato Brasileiro, o futsal teve grande perda de receitas e passou por desmonte, com parte do elenco deixando o clube.
A primeira grande frustração da temporada foi quando o time foi eliminado com goleada pelo São João do Jaguaribe na semifinal da Copa Nordeste de Futsal e deu adeus ao sonho do bicampeonato regional. Depois, também na semifinal e para o mesmo adversário, o Vozão se despediu da chance do pentacampeonato do Cearense de Futsal com nova goleada.
Assim, sem Estadual ou Regional, o Ceará finaliza o ano de 2023 sem ter conquistado nenhum título pelo futsal. Algo que não acontecia desde que voltou a ter uma equipe nas quadras.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.