Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará tem 6 remanescentes do elenco campeão do último título da Copa do Nordeste

Luiz Otávio, zagueiro do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará não vence nenhum título desde 2020, quando conquistou o bicampeonato invicto da Copa do Nordeste sobre o Bahia. Do elenco que levantou o último troféu do Vozão, seis deles ainda estão no clube: goleiros Richard e André Luiz, zagueiros Luiz Otávio e Gabriel Lacerda e os atacantes Cléber e Leandro Carvalho.

Na próxima quarta (3), o Alvinegro de Porangabuçu encara o Sport-PE, na Ilha do Retiro, em busca do título nordestino. Campeão em 2015 e 2020, o Vovô quer agora o terceiro título regional.

A última vez que o Ceará venceu algum campeonato foi em 2020, ano em que venceu o Bahia nas partidas de ida e volta da final e se sagrou bicampeão nordestino. Desde então, o Vovô até chegou em finais de competições, como a própria Copa do Nordeste em 2021, quando perdeu para o Bahia nos pênaltis e também no Campeonato Cearense, em 2021 e 2023, mas não venceu em nenhuma ocasião.

Agora, o Alvinegro vai ter a oportunidade de deixar essa marca negativa de lado que foi construídas nas últimas temporadas e buscar o tricampeonato. No atual elenco, há seis jogadores que sabem como é soltar o grito de é “campeão”, pois fizeram parte do grupo que conquistou o Nordestão pelo Alvinegro há alguns anos. Desses, dois não foram utilizados no certame e outros dois não estão integrados ao grupo neste momento.

Os jovens André Luiz e Lacerda, ambos crias da Cidade Vozão revelados pelo Alvinegro, já faziam parte do elenco principal e foram relacionados em algumas partidas, mas não chegaram a ser utilizados nenhuma vez. Richard estava voltando de lesão e era reserva de Fernando Prass, agora já aposentado, e não chegou ser acionado na disputa. Luiz Otávio foi titular absoluto e uma das principais peças para aquela conquista.

Leandro Carvalho foi titular na maioria todos jogos, mas não chegou a marcar nenhum gol. Cléber foi contratado já na reta final da competição e fez dois gols, ambos nas finais, quando o Vozão ganhou do Bahia. Todos esses seguem no clube, no entanto, os dois atacantes têm situações delicadas. Nenhum deles treina atualmente com o elenco.

Cléber não joga desde o ano passado porque está suspenso após ter sido pegue no exame de antidoping. O Ceará aguarda que a audiência do jogador seja marcada, mas a expectativa é que ele pegue seis meses de punição. Caso isso ocorra, o atacante já pode retornar aos treinos neste mês, já que a suspensão vale a partir do momento em que o atleta é notificado e ele foi antes do dia 20 de dezembro de 2022.

copa do nordeste ceará
Ceará campeão da Copa do Nordeste 2020. Foto: Jhony Pinho / Agif

SITUAÇÃO ENTRE CEARÁ E LEANDRO CARVALHO

Comprado por R$3,6 milhões no primeiro semestre de 2019, o atacante de 27 anos tem contrato com o Alvinegro, mas não está incluído como parte do elenco. Dos 25 jogos disputados pelo Ceará no ano, ele só foi utilizado uma única vez que foi na goleada por 4 a 0 sobre o Pacajus, na primeira fase do Estadual.

Isso aconteceu em 25 de janeiro e ele atuou por apenas 12 minutos. Desde então, Leandro Carvalho não foi mais acionado e também não vem aparecendo na lista de relações dos jogos.

Fora dos planos do Vovô para a temporada, a diretoria chegou a liberá-lo para acertar com um novo clube. Porém, o único que teve interesse no atleta, segundo apuro pelo Meu Vozão, foi o Brasiliense-DF, mas o jogador não quis.

De acordo com informação da nossa reportagem, o atacante utiliza a academia de Porangabuçu, mas não treina com o restante dos clubes.

Leandro Carvalho, atacante do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC