Ceará sofre queda de rendimento ofensivo desde estreia na Série B; Veja

Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará está com o sinal de alerta ligada neste início da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde que estreou na competição, o Alvinegro não vem tendo um bom desempenho em seus jogos e os números de gols, tanto os marcados como também sofridos, assustam.

Campeão da Copa do Nordeste 2023, o Vozão não faz um bom começo na Segundona e a campanha até aqui é preocupante. Desde que fez sua primeira partida na competição, quando foi derrotado pelo Ituano-SP por 2 a 0, o Alvinegro já realizou seis jogos e não balançou as redes em quatro confrontos.

Além da derrota para o Galo de Itu, na 1ª rodada do certame nacional, o Vovô também passou “em branco” na derrota para o Guarani e empate com a Ponte Preta, todos os três pela Série B. No próprio jogo em que se sagrou campeão nordestino, por exemplo, o Alvinegro não balançou as redes adversárias e contou com o resultado no confronto de ida e vitória nos pênaltis para levantar o título de tricampeão nordestino.

Nesses últimos seis jogos, o Vozão marcou três gols e teve sua defesa vazada oito vezes. No último domingo (7), o empate com a Ponte Preta foi o único 0 a 0 do Ceará até aqui na temporada. Ainda vale ressaltar que nos dois últimos jogos o time não marcou nenhum gol.

Esses números mostram que realmente o início de trabalho de Eduardo Barroca tem sido bastante conturbado, principalmente ao que se trata de desempenho. Em três jogos, foram três apresentações ruins. No entanto, os dados também expõem que esse problema já é algo decorrente do trabalho anterior, quando Gustavo Morínigo era o técnico.

Nos últimos dois jogos, além de sofrer com desorganização em campo, o time só deu quatro chutes a gol. E não é só isso. Nas quatro partidas que o time disputou na Série B, o Vovô sofreu seis gols e tem uma média de quase dois gols do partida. Porém, só marcou gols em apenas um duelo, quando venceu o ABC-RN por 2 a 1. Em nenhum dos outros três jogos da disputa a equipe balançou as redes dos adversários..

NÚMEROS DO CEARÁ EM 2023

Em 2022, o Ceará disputou 12 partidas por quatro competições distintas. Nessas partidas, o time conquistou 15 vitórias, tem seis empates e seis derrotas. Além disso, marcou 50 gols, com média de 1,85 gol por partida, e sofreu 31, tendo a média 1,15.

O principal destaque da competição até aqui tem sido o quarteto ofensivo. O ponta-direita Erick é o grande nome do time até aqui na temporada com oito gols e 10 assistência. Vitor Gabriel e Guilherme Castilho serão os artilheiros com nove gols.

Erick e Janderson, jogadores do Ceará
Erick e Janderson comemorando título do Ceará da Copa do Nordeste. Foto: Rafael Ribeiro / CBF