Meu Vozão Ceará Sporting Club

Dorival Júnior completa 2 meses no Ceará; Confira os números do treinador

Foto: Divulgação / Ceará SC

Treinador do Ceará, Dorival Júnior está completando, neste sábado (28), dois meses que comanda a equipe alvinegra. O técnico chegou pressionado por resultados e boas apresentações, já que o time vinha de duas desclassificações. Porém, desde sua estreia no comando, o Vovô venceu mais de 60% das partidas por três competições diferentes. Nesta noite, Às 19h, o comandante estará à frente da equipe mais uma vez, a 15ª desde que chegou, no duelo do Vovô contra o São Paulo, no estádio do Morumbi, pela oitava rodada do Brasileirão.

LEIA MAIS:
Após mais de um mês longe dos gramados, Fernando Sobral se recupera e fica à disposição; Veja atualização do DM do Vovô
Árbitro de vídeo que já causou polêmica contra o Ceará vai trabalhar na partida do Vovô com o São Paulo, pelo Brasileirão

Quando chegou a Porangabuçu, em 28 de março de deste ano, Dorival Júnior tinha a missão de substituir Tiago Nunes, que acabava de deixar o clube depois de eliminações seguidas no Campeonato Cearense, para o Iguatu, e CRB-AL, na Copa do Nordeste. Pressionado por já chegar nessas circunstâncias, o treinador foi aos poucos dando forma e deixando o time com a “sua cara”.

Sua estreia no comando da equipe aconteceu após nove dias de seu anúncio, no dia 5 de abril. De cara, Dorival tinha como tarefa pôr uma equipe para vencer o Independiente-ARG, o “Rey das Copas”, logo na primeira rodada da Sul-Americana. E assim fez! Dentro de casa, a equipe venceu por 2 a 1.

Até aqui o paulista comandou o time em 15 partidas, venceu nove, perdeu três e empatou duas. Isso o faz ter aproveitamento muito bom de 60%. No torneio continental, inclusive, foi sob os seus trabalhos que o Vovô conseguiu o feito inédito de ir às oitavas e terminou a primeira fase da competição com aproveitamento de 100%, algo que nunca havia acontecido antes na história do certame.

Todas as nove vitórias do Alvinegro desde a chegada de Dorival Júnior aconteceram em duas disputas. Seis na Sul-Americana, onde a equipe teve o melhor ataque e defesa, uma no Brasileirão e duas na Copa do Brasil. Assim como as três derrotas e os dois empates foram na Série A do Campeonato Brasileiro. Foi com Dorival, também, que o atacante Mendoza ganhou mais liberdade e tem evoluído bastante. Dos 11 gols do artilheiro do clube na temporada, sete foram desde a estreia do técnico.

Na última rodada da primeira fase da competição da América do Sul, realizada na última quarta (25), o time de Dorival entrou em campo para fazer o jogo que era, até aqui, o mais tenso. Era na casa do Independiente, com o estádio lotado. Porém, o técnico montou uma defesa bem postada e um contra-ataque que soube “matar” o jogo, fazendo uma partida perfeita e passando de fase, ganhando elogios de profissionais da imprensa argentina.

Uma das poucas críticas que o treinador tem recebido é sobre utilizar Vina de “falso nove”. Armador de origem, o meia precisa jogar de costas para o gol e isso tem atrapalhado bastante que ele possa executar uma de suas maiores qualidade, que é o passe, além também ter caído o número de vezes que ele, artilheiro do Vovô nas duas últimas temporadas, balança as redes. Apesar disso, Vina é o vice-goleador da equipe. Por outro lado, muito se é elogiada sua “coragem” de promover atletas da base ao time principal, como o jovem Marcos, e dar oportunidades à essas promessas, como faz com Geovane.

A equipe de Dorival Júnior entra em campo nesta noite. Às 19h, Ceará encara o São Paulo, pela oitava rodada do Brasileirão, no Morumbi. Para esse confronto, a CBF anunciou que dupla de arbitragem que integra o quadro da Fifa, além de árbitro de vídeo que já esteve envolvido em polêmica contra o Vovô.

Confira abaixo os jogos do Ceará desde a chegada de Dorival Júnior.

05/04/2022, Sul-Americana – Ceará 2×1 Independiente-ARG
09/04/2022, Brasileirão – Palmeiras 2×3 Ceará
12/04/2022, Sul-Americana – Dep. La Guaira/VEN 0x2 Ceará
17/04/2022, Brasileirão – Ceará 1×3 Botafogo
20/04/2022, Copa do Brasil – Tombense/MG 0x2 Ceará
20/04/2022, Sul-Americana – G. Caballero/PAR 0x2 Ceará
30/04/2022, Brasileirão – Ceará 0x1 RB Bragantino
03/05/2022, Sul-Americana – Ceará 3×0 Dep. La Guaira/VEN
07/05/2022, Brasileirão – Athletico/PR 1×0 Ceará
11/05/2022, Copa do Brasil – Ceará 2×0 Tombense/MG
14/04/2022, Brasileirão – Ceará 2×2 Flamengo
17/05/2022, Sul-Americana – Ceará 6×0 G. Caballero/PAR
21/05/2022, Brasileirão – Santos 0x0 Ceará
25/05/2022, Sul-Americana – Independiente/ARG 0x2 Ceará