Há duas semanas anunciado como novo treinador do Ceará, Eduardo Barroca não teve vida fácil desde que chegou. Em meio a um calendário apertado e agenda lotada, o técnico está sob muita pressão. Em coletiva concedida no último domingo (7), Barroca assumiu que está tendo um início de trabalho com dificuldades, mas também valorizou o ponto somado fora de casa no empate com a Ponte Preta-SP, pela 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Oficializado como substituto de Gustavo Morínigo no dia 24 de março, o carioca de 41 anos está sendo pressionado desde antes de chegarm em solo cearense.
Com pouco tempo de trabalho, seis viagens, três confrontos e uma final disputada – e com título da Copa do Nordeste 2023 conquistado nos pênaltis -, os números “frios” podem até parecer bons, mas o rendimento do time está muito abaixo do esperado.
No último domingo (7), o Alvinegro empatou sem gols fora de casa com a Macaca e, mais uma vez, a atuação do time não agradou. Após a partida, Barroca justificou que ainda está no começo do trabalho e conhecendo o elenco, mas que anseia pela evolução da equipe na competição.
“Contra a Ponte Preta empatamos o jogo fora de casa. É o início de trabalho ainda, com três jogos fora de casa e entre eles uma decisão. Conseguimos levar para casa quatro pontos de seis disputados. Acredito que a gente tem evoluído em algumas coisas e temos diversos pontos ainda a evoluir. Exalto aqui o compromisso dos jogadores diante das adversidades em jogar fora. Tivemos comprometimento com o jogo”, argumento o técnico.
AUSÊNCIA DA TORCIDA DO CEARÁ NA SÉRIE B
Sabendo a força de sua massa, pelo lado financeiro e pelo apoio, o setor de assuntos jurídicos do Ceará tenta, junto ao STJD (Superior Tribunal da Justiça Desportiva) minimizar a pena que lhe foi imputada pelo órgão por atos de violência ocorridos em partida da Série A do Brasileirão de 2022, na Arena Castelão.
O momento de dar a volta por cima na competição é agora, quando o Vovô fará dois jogos seguidos em casa. No entanto, devido a punição que o clube está cumprindo, não está podendo contar com a presença de sua torcida. Para Barroca, isso pode ser um empecilho, mas que o time vai precisar ter força para superar esse desafio no duelo no fim de semana contra o Vitória-BA, no estádio Presidente Vargas, pela 4ª rodada atrasada da Série B.
“Temos essa adversidade de não poder contar com o nosso torcedor, que é um diferencial enorme na competição. Agora vamos ter esses dois jogos em casa sem a torcida. A gente vai precisa ter força mental e tirar motivação de dentro”, finalizou o técnico.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.