Ex-treinador do Ceará, Gustavo Morínigo está de “casa nova”. O paraguaio foi oficializado, na última segunda-feira (15), como o mais novo técnico do Avaí-SC. A equipe catarinense é um concorrente direto do Vovô na Série B do Campeonato Brasileiro.
Demitido no último 24 de abril, Morínigo agora vai trabalhar à frente do elenco da equipe avaiana com vínculo até o fim da temporada. O time do Sul do País é um dos principais concorrentes direitos do Alvinegro de Porangabuçu na luta pelo acesso à elite do futebol brasileirão. Assim como o Vovô, o time de Florianópolis também esteve entre os quatro times que foram rebaixados no ano passado.
Inclusive, a vaga na Série B deste ano foi “cravada” após uma derrota por 2 a 0 para o Azulão, no estádio da Ressacada, em jogo que Stiven Mendoza chegou a desperdiçar uma penalidade.
O anúncio do ex-técnico do Vozão e agora novo do Leão do Sul foi feito na noite da última segunda (15), de maneira oficial pelo clube. Nesta terça (16), Morínigo vai iniciar os trabalhos à frente do grupo leonino. Além dele, também chegam ao clube Diosnel Burgos, auxiliar técnico, e Martín Paolorosso, preparador físico.
PASSAGEM PELO CEARÁ
Oficializado como novo treinador do Ceará nove dias depois após o término do Brasileirão do ano passado, em 22 de novembro, Morínigo trabalhou no clube por cinco meses e dois dias, pois foi demitido no dia 24 de abril. Ele teve papel fundamental na montagem do elenco ao lado da diretoria de futebol do clube.
Em seu período contratual, o Vovô disputou 24 partidas, em que ele comandou a equipe em 22 jogos e seu auxiliar Diosnel em dois – na época, Morínigo estava resolvendo questões burocráticas do visto para estrangeiros. Nesses confrontos, o Alvinegro levou a melhor 14 vezes, perdeu quatro e empatou seis. Foi com ele à frente que a equipe chegou às finais da Copa do Nordeste e Campeonato Cearense.
No Estadual, o time foi vice e viu seu rival Fortaleza conquistar o pentacampeão depois do Alvinegro ter tirado a vantagem da ida, abrir 2 a 0 e sofrer o empate nos 52 do segundo tempo. Esse mesmo adversário sucumbiu ao Vozão na semifinal do Nordestão. Já na final, Morínigo esteve apenas na partida de ida. Com uma bela apresentação, mas muitos gols perdidos, a equipe cearense venceu o Sport-PE por 2 a 1.
Depois de duas derrotas nas duas primeiras rodadas da Série B, para Ituano-SP e Guarani-SP, o treinador não permaneceu no cargo. No dia 22 de abril, um sábado, o Vovô jogou mal e perdeu para o Bugre dentro de casa. Dois dias depois foi oficializada sua saída. Horas depois, Eduardo Barroca foi anunciado como seu substituto.
Apesar de bastante lembrado por jogadores, diretores e até mesmo pela torcida e também pelo presidente do Ceará, João Paulo Silva, o treinador Gustavo Morínigo não ficou para a grande decisão da Copa do Nordeste. Ele comemorou o título, provavelmente, já que depois utilizou as redes sociais para festejar. Mas, foi pela tela do celular ou de uma televisão que o paraguaio viu sua ex-equipe se sagrar tricampeã regional.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.