Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO| O gol da esperança do Ceará

Danilo Barcelos comemora gol pelo Ceará. campeonato cearense
Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Clássico-Rei é sempre especial, não tem jeito.

Quando os torcedores do Fortaleza achavam que o Ceará estava morto, aos 96 minutos de jogo, o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, um dos jogadores mais contestados do elenco, cobrou um pênalti e fez aquele que seria o gol da esperança de todos os alvinegros espalhados por esse mundo.

Acredito que no primeiro jogo da final nosso time estava muito cansado, diferentemente dos outros clássicos. Nesse entramos muito aquém da expectativa e muito por esse cansaço físico e mental dos atletas. Afinal, o jogo que definiu a classificação do Vozão para a final da Copa do Nordeste foi apenas três dias antes do primeiro jogo da final e, como temos um elenco mais curto e menos poder de investimento que o rival neste momento, era natural que fôssemos sentir mais a parte física.

O Campeonato Cearense é tradicionalmente ganho por quem tem a vantagem, mas esse gol do Barcelos deixou a torcida do Fortaleza muito apreensiva e a do Vovô bem empolgada. Tanto é que ao final do jogo os alvinegros comemoravam até mais que os tricolores. Afinal, um placar que estava se encaminhando para um 2 a 0, virar 2 a 1 do nada, é de se comemorar mesmo.

Mas, faz sentido essa esperança toda? A temporada do Ceará diz que sim. São apenas três derrotas no ano e em uma delas com o time reserva em campo. Contra o rival fomos dominados apenas no jogo passado, nos outros 270 minutos fomos senhores das ações e ditamos o ritmo como queríamos.

Outro fator importante é que o Vovô estará a plenos pulmões, já que terá uma semana livre para traçar estratégias e recuperar os jogadores fisicamente. Assim, o treinador alvinegro Gustavo Morínigo terá tempo para traçar estratégias e rever o que não deu certo no clássico passado. Do outro lado, o Fortaleza terá um jogo difícil pela Sul-Americana contra o Palestino-CHI que não é um adversário tão bobo assim e certamente pode gerar desgastes para a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda.

Morínigo terá tempo para traçar estratégias e rever o que não deu certo no clássico passado. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Além do mais, dessa vez – e isso eu considero uma grande vantagem – a torcida alvinegra será maioria absoluta na partida e cantará a plenos pulmões para apoiar os atletas e comissão técnica em busca dessa virada, que, por mais que seja difícil, está longe de ser impossível e o mais importante é que Morínigo já sabe a fórmula para vencer e, inclusive, vencer com a margem de gols necessários para não precisar dos pênaltis.

É bom lembrar que o segundo clássico foi 2 a 0 pro alvinegro e na ocasião, o rival jogou com quatro atrás, que muitos consideraram o ponto de virada do rival no jogo passado com a marcação forte em cima dos nossos pontas.

Torcida do Ceará
Torcida do Vozão será fundamental para a virada no confronto. Foto: Divulgação / Ceará SC

Todos no início do ano acreditavam que eles teriam vida fácil contra o Ceará por “N” motivos. E, se formos somente pela lógica, daria até para compreender. Porém, futebol é coisa de maluco mesmo. A lógica muitas vezes não faz sentido e simplesmente acontece o improvável. E com base nisso que vencemos o rival três vezes seguidas e que podemos sim vencer pela quarta vez, vamos lotar, apoiar e cantar até o último minuto porque esse grupo já mostrou que é capaz de nos dar muitas alegrias e quem sabe esse título possa ser um combustível ainda maior para um ano que tem tudo pra ser extremamente vitorioso.

O clube vive uma nova era, novo presidente, com um novo jeito de pensar e, para coroar tudo isso, iniciar com o “pé direito” seria excelente um título como esse Estadual!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.