Nos 22 jogos realizados até aqui no Brasileirão, o Ceará entrou em campo para embate com adversários diretos em vários oportunidades e, na minoria das vezes, levou a melhor. Em 14 jogos em que entrou em campo para duelar com times que tinham pontuações próximas ou que poderia ultrapassá-los na tabela, somente apenas três oportunidades o Vovô saiu como vencedor.
LEIA MAIS:
Ex-treinador do Ceará, Marquinhos Santos criticou ‘falta de paciência’ da torcida; Veja o que disse
Devem surgir novidades no Ceará na janela de transferências, que finaliza nesta segunda (15)?
Do América-MG, oitavo com 30 pontos, até o Juventude-RS, lanterna com 16, são clubes vistos como adversários diretos do Ceará no Brasileirão. Isso porque, mesmo na quinta temporada seguida na Série A, o Alvinegro tem costumeiramente ficado abaixo do G10. Em 2018 foi 15º colocado, 2019 escapou do rebaixamento na última rodada ficando na 16ª posição, 2020 e 2021 se classificou para a Sul-Americana terminando em 11º lugar.
E, caso confirme sua vaga na elite nacional de 2023, será o nordestino com a maior sequência disputando a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o clube de Porangabuçu ainda tem como objetivo principal, e neste momento foco único, a luta contra a queda para a Série B.
Com os números que o Vovô tem tido até aqui, o perigo do Z-4 está cada vez mais perto. Sem ter vencido nenhuma vez nas últimas quatro partidas e ter o terceiro pior aproveitamento do segundo turno, a equipe cearense está com a zona de perigo “cheirando seu cangote”. E essa situação se dá muito pela inoperância do time contra adversários diretos e que estão dentro da zona.
Das 22 rodadas do Brasileirão, o Ceará disputou 14 jogos contra times que não brigam pelo título, mas vivem no mesmo “campeonato” do Vovô. Ou seja, umas tentam escapar do rebaixamento e outras brigam por uma vaga numa competição internacional.
Nessas, partidas (primeiro e segundo turno) estiveram em jogo 42 pontos e o Vovô só somou 16. Foram três vitórias (Fortaleza, Avaí-SC e América-MG), sete empates (Goiás, Coritiba, Cuiabá, Atlético-GO, São Paulo, Botafogo e Santos) e três derrotas (Fortaleza, Bragantino-SP, Juventude-RS e Botafogo). Além disso, a equipe marcou 11 gols e sofreu 12. Com esses dados, o aproveitamento do Alvinegro em confrontos diretos é de somente 38%.
Dos times que atualmente estão dentro do Z-4, o Ceará venceu apenas o Avaí-SC, na Arena Castelão. Contra Atlético-GO e Coritiba, o resultado foi de 1 a 1, também dentro de casa. Já diante do Juventude, o Vovô saiu derrotado por 1 a 0.
Contra o time paranaense, o Alvinegro começou vencendo e teve várias chances de ampliar o marcador. Mas acabou desperdiçando todas e viu o alviverde empatar no fim do jogo. Caso tivesse conseguido somar os três pontos neste duelo, a situação da equipe cearense hoje seria um pouco mais tranquila na tabela. O que poderia ter acontecido, inclusive, no Clássico-Rei do último domingo (14). Mas, com uma apresentação muito abaixo, foi derrotado por 1 a 0 e, consequentemente, causou a saída do então técnico Marquinhos Santos.
Em 14º, o Ceará tem 25 pontos e, caso não vença na próxima rodada, pode entrar na zona de rebaixamento. Para isso não acontecer, precisa fazer seu papel fora de casa, no próximo domingo (21), diante do Bragantino-SP. Caso contrário, vai ter que ligar o “secador”.
Veja abaixo todos os confrontos do Ceará contra adversários diretos na tabela da Série A do Brasileirão.
PRIMEIRO TURNO
2ª rodada: Ceará 1×3 Botafogo
3ª rodada: Fortaleza 0x1 Ceará
4ª rodada: Ceará 0x1 Bragantino-SP
7ª rodada: Santos 0x0 Ceará
8ª rodada: São Paulo 2×2 Ceará
9ª rodada: Ceará 1×1 Coritiba-PR
10ª rodada: América-MG 0x2 Ceará
11ª rodada: Goiás 1×1 Ceará
13ª rodada: Cuiabá-MT 0x0 Ceará
14ª rodada: Ceará 1×1 Atlético-GO
18ª rodada: Ceará 1×0 Avaí-SC
19ª rodada: Juventude-RS 1×0 Ceará
SEGUNDO TURNO
21ª rodada: Botafogo 1×1 Ceará
22ª rodada: Ceará 0x1 Fortaleza
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.