Meu Vozão Ceará Sporting Club
Guilherme Castilho, meia do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

Ceará segue como único time com 100% de aproveitamento na 1ª fase da Sul-Americana

A campanha que o Ceará na primeira fase da Sul-Americana de 2022 foi espetacular. Um ano depois do feito, o time alvinegro segue sendo o único clube da história do formato atual da disputa a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

O Newell’s Old Boys-ARG, equipe que revelou o craque Lionel Messi, vinha fazendo uma campanha de “perfeição” e venceu todos os cinco primeiros jogos do Grupo E do certame continental. Mas, na última rodada da primeira fase, o time empatou por 1 a 1 com o Audax Italiano-CHI e terminou com 88% de aproveitamento.

Quem comemorou bastante o resultado dos argentinos foram os brasileiros. Mais precisamente, a torcida do Ceará. Isso porque, com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu segue sendo o único clube da história a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento neste formato da Sul-Americana.

No ano passado, sob os comandos do treinador Dorival Júnior, que agora está no São Paulo, foram seis vitórias em seis confrontos. O último, inclusive, ficou marcado pelo ótimo resultado sobre o Independiente-ARG, conhecido como “Rei das Copas”, em uma Buenos Aires “pintada” de preto e branco.

Elenco do Ceará 2022
Ceará terminou 1ª fase da Sul-Americana 2022 com 6 vitórias em 6 jogos. Foto: Divulgação / Ceará SC

RELEMBRE CAMPANHA DO CEARÁ NA SUL-AMERICANA 2022

O retrospecto do Vozão na disputa continental destoou da campanha do time na temporada, em que foi eliminado precocemente de três competições e ainda terminou o ano rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Parte do Grupo G, o Ceará estreou na competição dentro de casa contra o Independiente-ARG e venceu de virada por 2 a 1. Depois venceu o Deportivo La Guaira-VEN por 2 a 0, fora de casa. Este mesmo placar foi o da vitória sobre o General Caballero-PAR, longe de seus domínios.

Na “volta”, novas vitórias sobre os mesmos adversários. 3 a 0 para cima do La Guaira-VEN e 6 a 0 sobre o Caballero-PAR, ambos na Arena Castelão. Em um jogo tenso na Argentina, o Vozão, que já havia vencido o Independiente-ARG na ida por 2 a 1, venceu por 2 a 0 em Buenos Aires e passou para a fase seguinte tendo vencido todos os duelos até ali.

Com gols de Rodrigo Lindoso e Mendoza, Ceará venceu na Argentina por 2 a 0. Foto: Divulgação / Ceará SC

Nas oitavas, o Alvinegro de Porangabuçu mais uma vez fez história. Na ida, o Vovô venceu o The Strongest-BOL por 2 a 1 e se tornou o primeiro clube a derrotar os Tigres na Bolívia. Em casa, diante de uma Arena Castelão lotada com mais de 46 mil presentes, o Vozão não teve nenhum tipo de problema e venceu de maneira fácil, aplicando 3 a 0 e passando para as quartas.

Depois de ter perdido por 1 a 0 para o São Paulo a ida, no Morumbi, o Ceará fez um duelo muito difícil na volta e até venceu por 2 a 1, com gols de Mendoza e Guilherme Castilho. Mas, foi eliminado nas penalidades por 4 a 3. Finalizando ali sua campanha na Sul-Americana 2022.