O Ceará vem fazendo um excelente trabalho pelo Brasileirão quando o assunto é jogar fora de casa. Das seis partidas que fez longe dos seus domínios, o Alvinegro sofreu apenas uma derrota e é o “líder” do Brasileirão como visitante.
LEIA MAIS:
As lições deixadas com a saída de Dorival Júnior
Dorival Júnior deixa o Ceará e clube já tem nome de substituto em pauta
Ceará e Fortaleza firmam acordo com Governo do Estado sobre Arena Castelão
Das 20 equipes que estão disputando a elite do futebol brasileiro, o Ceará é quem está melhor quando atuando fora de casa. Dos seis jogos disputados até aqui, o Alvinegro venceu três, empatou dois e foi derrotado apenas em uma oportunidade, fazendo que, com isso, tenha um aproveitamento de 61%. Esses números o colocam atualmente como o primeiro colocado da tabela contabilizando os jogos somente fora de casa.
Nas partidas em que realizou como visitante, o Vovô derrotou Palmeiras, no Allianz Parque, Fortaleza, na Arena Castelão e América-MG, no Independência. O Clássico-Rei, apesar de ter sido na capital cearense, o mando de campo era da equipe leonina. A única vez que perdeu foi para o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Com Santos e São Paulo, o Vovô arrancou bons empates. Além de um bom retrospectivo em resultado, o saldo de gols também é muito bom. São oito a favor e cinco contra.
Esses dados deixam o Alvinegro na “liderança” da tabela somatizando as partidas apenas fora de casa, ficando à frente de equipes como Corinthians, Internacional-RS e Palmeiras, que é líder da competição. Dos atletas que mandaram a bola para o fundo do barbante nessas partidas, Mendoza, que é o artilheiro da equipe, foi quem mais fez gols. Um total de quatro. Cléber aparece logo em seguida com dois. Lucas Ribeiro fez um e o time ainda conta com outro gol contra a seu favor.
Porém, quando se traz para dentro de casa, a campanha do Ceará é a pior dentre os 20 clubes. Em quatro jogos dentro da Arena Castelão, o Vovô ainda não venceu. Foram dois empates, com Flamengo e Coritiba, e duas derrotas, para Botafogo e RB Bragantino. O saldo de gols é negativo, já que levou sete e marcou apenas quatro. Assim, tendo apenas 16,7% de aproveitamento.
Esses números são bem parecidos com o do Fortaleza, lanterna do certame nacional. O tricolor tem seis jogos dentro de casa e também não venceu até aqui. Com três empates e três derrotas, a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda também tem 16,7% de proveito em seus jogos como mandante.
Vindo de um triunfo sobre o América-MG fora de casa, algo que nunca havia acontecido pela Série A do Brasileirão, o Vovô agora vai para outra partida como visitante, em busca de melhorar mais ainda seus números longe de casa. Atualmente, o Ceará é o 12º colocado com 13 pontos.
Às 16h do próximo domingo (12), o Alvinegro encara o Goiás-GO, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio da Serrinha.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.